[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vasco vence o ABC e volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro

17 de julho de 2009

Vasco vence o ABC e volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro

Souza, Adriano e Elton marcam e time carioca assume o segundo lugar

foto: GloboEsporte.com
Souza
Souza marcou o primeiro gol do Vascão

Sem precisar se esforçar muito, o Vasco venceu o ABC por 3 a 0 nesta sexta-feira, em São Januário, pela 12º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, o time carioca voltou a fazer parte do G-4. A partida marcou a estreia do novo uniforme do time com o patrocínio da Eletrobrás. Souza, Adriano e Elton marcaram os gols cruzmaltinos.

Com o resultado, o Vasco chega aos 23 pontos e assumiu, pelo menos provisoriamente, o segundo lugar. Neste sábado, Ponte Preta e Atlético-GO jogam contra Bragantino e Fortaleza, respectivamente, e se vencerem voltam a passar o time carioca na classificação. Mas de qualquer forma, o Vasco vai terminar a rodada entre os quatro primeiros já que a Portuguesa perdeu para o Ceará, no Castelão.

E a torcida vascaína também fez bonito. O público de Vasco x ABC foi o maior do clube carioca este ano: 17.370. Devido a uma limitação do Corpo de Bombeiros, São Januário só está liberado para receber 18 mil torcedores. O número só não foi atingido devido aos ingressos separados para a torcida visitante.

O goleiro Fernando Prass segue também invicto em São Januário. Desde que estreou pelo Vasco, o camisa 1 não sofreu gols no estádio. São oito jogos ou 752 minutos (considerando também os acréscimos de cada partida).

Na próxima rodada, o ABC enfrenta o líder Guarani, em casa, na sexta-feira. Já o Vasco vai até Salvador para encarar o Bahia, no sábado.


Gol-relâmpago na Colina
De olho em voltar ao G-4, o Vasco enfrentaria um adversário teoricamente mais fraco. O ABC estava em penúltimo lugar na classificação da Série B. E logo no primeiro minuto de jogo, saiu o gol cruzmaltino após uma confusão entre o goleiro Tiago Cardoso e o zagueiro Ben-Hur. Souza aproveitou a indecisão da dupla após um passe de Paulo Sérgio, roubou a bola e chutou para o gol vazio. Gol legal, apesar das reclamações dos jogadores do ABC com o árbitro Luiz Alberto Bites pedindo uma falta. Foi o primeiro gol como profissional de Souza pelo Vasco.

O gol logo no início da partida deu uma falsa impressão de que a partida seria fácil. Mas o Vasco parou por aí, não conseguiu mais criar oportunidades. O jogo se arrastou, foi chato no primeiro tempo. Alex Teixeira, mais uma vez, estava apagado. Magno, que substituía Robinho, também não estava em uma noite feliz. E os laterais Paulo Sérgio e Ramon eram pouco acionados.

Com isso, o limitado ABC passou a acreditar mais na reação. Aos 14 minutos, falta perigosa na entrada da área do Vasco. Alex Oliveira, velho conhecido dos vascaínos, cobrou bem no ângulo esquerdo. Mas o goleiro Fernando Prass se esticou todo e conseguiu espalmar para escanteio em uma difícil defesa.

Com 17 minutos, o técnico Flávio Lopes resolveu abandonar o esquema 3-5-2 e voltar para o tradicional 4-4-2. Por isso, tirou o zagueiro Ben-Hur e colocou o meia Audálio em campo.

O ABC passou a fechar mais o meio-campo e sair rápido no contra-ataque. Mas para a sorte do Vasco, o time potiguar, que só marcou cinco gols em 12 rodadas até aqui na Série B, tinha um ataque muito ruim.

Aos 23 minutos, um lance curioso. Audálio saiu do campo correndo para o vestiário. Ninguém entendeu muito bem a atitude do jogador do ABC. Quem estava no estádio pensou que ele estava passando mal ou queria ir ao banheiro. Pouco depois ele voltou e pediu autorização do árbitro para voltar para a partida. A explicação veio mais tarde. Audálio foi tirar um short que usava por baixo do calção do uniforme.

O Vasco tinha mais a posse de bola, mas exagerava nos passes errados e não criava chances claras para ampliar. O time carioca se limitava a tentar cruzamentos para a área. Nilton, Titi e Elton até conseguiram cabecear. Mas sem qualquer perigo. E o primeiro tempo terminou com o técnico Dorival Júnior.

Adriano faz um golaço na estreia
Na volta do intervalo, o técnico Dorival Júnior resolveu fazer duas alterações no Vasco. Tirou Alex Teixeira e Magno e colocou o meia Enrico e o atacante Adriano, que estreou com a camisa cruzmaltina.

E a mudança deu certo rapidamente. Aos cinco minutos, Adriano recebeu pela esquerda, se livrou de Bosco, entrou na área, deixou Fabiano no chão e soltou a bomba no canto direito de Tiago Cardoso, que nada poderia fazer. Vasco 2 a 0. O atacante, que veio do Internacional, balançou a rede logo em seu primeiro jogo na Colina.

Aos dez minutos, a situação melhorou ainda mais para o Vasco. O árbitro Luiz Alberto Bites expulsou o meia Rogério, que já tinha um cartão amarelo. Pouco depois, o técnico do ABC, Flávio Lopes também foi expulso por reclamação. O que interrompeu a partida por alguns minutos.

O terceiro gol vascaíno quase saiu aos 23 minutos com Elton. O atacante recebeu passe na área de Phillipe Coutinho na área e chutou rasteiro. A bola explodiu na trave direita de Tiago Cardoso. Na sobra, Elton ainda tentou novamente. Mas o goleiro foi rápido e espalmou para escanteio.

Outra boa chance surgiu aos 31 minutos. Phillipe Coutinho, que entrou muito bem na partida, passou para Enrico. O meia entrou na área e chutou rasteiro. O goleiro Tiago Cardoso defendeu com os pés e salvou o ABC de sofrer o terceiro gol.

Mas a torcida soltaria o grito aos 37 minutos. Falta cobrada pela esquerda e Elton se adiantou a marcação para cabecear. A bola entrou no canto esquerdo de Tiago Cardoso, que só observou. Foi o 16º gol do atacante, artilheiro do time na temporada. Elton, que vivia uma seca de gols, balançou a rede nos últimos três jogos do Vasco na Série B.



VASCO 3 x 0 ABC
Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza (Phillipe Coutinho) e Alex Teixeira (Adriano); Magno (Enrico) e EltonTiago Cardoso, Fabiano, Leonardo e Ben-Hur (Audálio); Bosco, Erandir, Rogério, Alex Oliveira e Sandro; Ivan (Fábio Saci) e Marquinhos (Chiquinho).
Técnico: Dorival Júnior.Técnico: Flávio Lopes.
Gols: Souza a um minuto do primeiro tempo; Adriano aos cinco minutos; Elton aos 37 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Bosco, Rogério, Sandro, Alex Oliveira, Erandir (ABC); Souza, Amaral, Phillipe Coutinho (Vasco)

Cartão vermelho: Rogério (ABC)

Público: 17.370 pagantes

Renda: R$ 172.920,00

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro.

Data: 17/07/2009.

Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO).

Auxiliares: Marcos Collodetti (ES) e José Ricardo Linhares (ES).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar