[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Festa do título do Vasco no Rio de Janeiro. Campeão da Copa do Brasil 2011

9 de junho de 2011

Festa do título do Vasco no Rio de Janeiro. Campeão da Copa do Brasil 2011

Após quase quatro horas em desfile pela cidade, vascaínos são recebidos com muita festa em São Januário.

Comemoração paralisa o Centro do Rio de Janeiro e arrasta milhares de torcedores.

Autor de um dos gols da decisão, Alecsando pula a grade e 'voa' para os braços da torcida
Ag. Lance

Torcida enche o aeroporto Santos Dumont para recepcionar a delegação do Vasco
Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM

Diego Souza é ovacionado. Parecia dia de jogo
Globoesporte


A torcida do Vasco fez uma linda e enorme festa para receber ontem os campeões da Copa do Brasil, após a conquista do título inédito na noite anterior, em Curitiba. Desde o desembarque da delegação no Rio, durante a manhã, o time do Vasco foi cercado de carinho pelos torcedores, começando com uma carreata pelas ruas da cidade e culminando com uma grande comemoração em São Januário. Sem comemorar um título desde 2003, quando o time foi campeão carioca, a torcida vascaína fez uma festa inesquecível pela conquista na Copa do Brasil. A chegada do time a São Januário aconteceu às 17 horas e, mesmo sob chuva, provocou euforia.

"Essa torcida merece isso. Eu estou aqui para isso, para proporcionar ao torcedor do Vasco momentos como esse. Parabéns para o time, para a direção e para todos", afirmou o presidente Roberto Dinamite, em entrevista no gramado. Enquanto isso, os jogadores deram volta olímpica, mostraram o troféu, subiram nos alambrados para festejar e ganharam abraços calorosos dos eufóricos torcedores vascaínos.

TRAJETÓRIA DA RECONSTRUÇÃO - A conquista da Copa do Brasil se torna ainda mais importante e saborosa por vir pouco mais de dois anos depois do momento mais negro da história do centenário clube: o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em dezembro de 2008. Foi lá, no entanto, que se semeava o início da virada que culminaria com a festa desta quinta-feira pelas ruas do Rio

Roberto Dinamite sucedeu a Eurico Miranda na presidência vascaína meses antes do rebaixamento. Não conseguiu evitar a queda, mas começou o trabalho de reestruturação. O primeiro passo: partir do zero e remontar o grupo para a disputa da Série B do Brasileiro. Missão cumprida com o título da segunda divisão em 2009 e o consequente retorno para a divisão de elite do futebol nacional.

Mas os problemas financeiros prosseguiam em São Januário. Mesmo a parceria firmada com a Eletrobrás, por R$ 14 milhões anuais, não foi de grande ajuda, uma vez que, por se tratar de empresa pública, não podia liberar toda a verba para uma instituição com pendências trabalhistas. Até hoje, o Vasco só arrecada perto de R$ 8 milhões com o patrocínio da estatal.

"Recuperar um clube da grandeza do Vasco exige trabalho de equipe. É preciso que todos deem as mãos", disse Roberto Dinamite, que tentará a reeleição ainda neste ano. "Nosso principal legado será um Vasco saneado financeiramente, de volta às suas glórias e conquistas, onde o torcedor sinta orgulho em vestir a camisa cruzmaltina."

Com tais dificuldades, o time passou por um 2010 sem brilho e sem títulos. No Brasileirão, por exemplo, conseguiu apenas a 11ª colocação. Mas começava a se montar a base do time campeão da Copa do Brasil, com as chegadas do meia Felipe e do atacante Eder Luís. Muito importante também era o trabalho do diretor executivo Rodrigo Caetano, que profissionalizou a tomada de decisões no futebol do clube.

O rumo parecia ter sido perdido no início deste ano. Quatro derrotas seguidas no Campeonato Carioca representaram o pior começo de ano da história vascaína e culminaram com as saídas do técnico Paulo César Gusmão e do meia Carlos Alberto. Ironicamente, foi aí que a maré virou. Chegou Ricardo Gomes, um comandante de fala mansa e apaziguador, que tranquilizou o ambiente, recuperou a confiança do grupo e, juntamente com Rodrigo Caetano, traçou novas rotas.

"A história do Vasco é muito maior do que esse período ruim, sem títulos. Sabia que isso iria acabar um dia. Todo clube grande passa por isso", comentou Ricardo Gomes. A diretoria, então, fez esforços e trouxe jogadores para reforçar o elenco, como Alecsandro, Diego Souza e Leandro. E os dois primeiros foram fundamentais para a conquista da Copa do Brasil. "Quando cheguei, na minha coletiva disse que vim para ser campeão. Me olharam atravessado, com descrédito. Está aí", vibrou Alecsandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar