[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Título Sobre O Real Madrid Em 1957. Vasco o primeiro time brasileiro campeão Mundial

14 de junho de 2012

Título Sobre O Real Madrid Em 1957. Vasco o primeiro time brasileiro campeão Mundial

Com 80 Anos, Dario, Ex-Lateral Do Vasco, Relembra Título Sobre O Real Madrid Em 1957
Dario lembra vitória do Vasco sobre Real, em 1957: ‘Não há clube igual’
Ex-lateral do Gigante da Colina participou da final do Torneio de Paris, na qual o time carioca derrotou os espanhóis por 4 a 3 e se sagrou campeão

Cinquenta e cinco anos depois, as lembranças de um certo jogo em Paris ainda são fortes na memória de Dario. Lateral-direito do Vasco nos anos 50, o ex-jogador participou de um capítulo marcante na história do Gigante da Colina: a vitória de virada sobre o Real Madrid, na capital francesa.

- Não há clube melhor ou igual a esse aí – relembra orgulhoso o ex-atleta. Em 1957, o Brasil ainda não era campeão mundial, e futebol verde e amarelo não era tão respeitado na Europa. Mas o triunfo sobre a equipe espanhola chamou a atenção para os cariocas. Depois de bater o Racing Club, da França, o cruzmaltino enfrentaria o Real na final do Torneio de Paris. Na época, o time de Madri tinha acabado de conquistar o segundo de cinco títulos europeus consecutivos. Dario lembra que todos estavam ansiosos para enfrentar Di Stéfano, o argentino naturalizado espanhol.

Após vencer Real Madrid, Vasco levanta a taça do Torneio de Paris (Foto: Reprodução TV Globo) - Ele jogava muito. E depois tem o seguinte: a humildade dele também valia muito. - Ele era considerado o maior jogador do mundo, representava a excelência do futebol - explica João Ernesto da Costa, vice presidente de patrimônio.

Revista do Real Madrid dá destaque à vitória do
Vasco (Foto: Reprodução TV GLOBO)
 
O ídolo foi o autor do primeiro gol do duelo, mas Vavá fez o dele. Apelidado de peito de aço, o atacante – que foi bicampeão mundial com a Seleção - iniciou a virada cruzmaltina. No fim do jogo, quando o Vasco já vencia por 4 a 3, houve pancadaria em campo. Segundo Dario, foi Di Stéfano quem começou tudo.

- Ele deu um soco no Pinga. Os caras lá de Paris falaram que não queriam dar a bola para ele e ele foi lá tomar satisfação com a gente.

Após a vitória, até a revista do Real Madrid se rendeu ao Vasco e deu destaque de duas páginas para o confronto. Uma semana depois, o time de Dario e Vavá conseguiu mais um triunfo: bateu o Barcelona por 7 a 2.

- O Vasco mostrou ao mundo o que era o verdadeiro futebol brasileiro, isso viria a ser ratificado logo depois na Copa da Suécia - relembra João Ernesto.
(Globo.com)

CONHEÇA A HISTÓRIA DO TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS

O Torneio Internacional de Paris foi criado em 1957, em comemoração aos 25 anos do Racing Club Paris. Na verdade, quem estava de aniversário era o departamento de futebol e não o clube, pois o Racing havia sido criado no ano de 1882. 

O torneio também teria sido criado na época pelos franceses, com o intuito de organizar um grande campeonato internacional anual que envolvesse equipes do futebol europeu e sul-americano. A competição teve status de Torneio Intercontinental de Clubes de Futebol nas suas três primeiras edições, nos anos de 1957, 1958 e 1959, e houve grande repercussão na imprensa esportiva da Europa naquela ocasião. 

Há vários documentos e matérias publicadas que foram publicadas em revistas e jornais franceses, que falam sobre a importância do Torneio de Paris de 1957, devido ao alto nível técnico das equipes, que contou inclusive com a participação do Real Madrid, que era considerada a melhor equipe de futebol do mundo, e que veio a alcançar o Tricampeonato Europeu naquele mesmo ano. 

Para muitos jornalistas, aquela equipe do Real Madrid que disputou o Torneio de Paris no ano de 1957, é considerada até hoje a melhor equipe do Real Madrid de todos os tempos. 

O torneio de Paris foi disputado até 1993, não sendo realizado entre os anos de 1967-1972, em 1974 e em 1990. Era disputado por 4 equipes, durante dois dias, sendo todas as partidas realizadas no Estádio Parc des Princes. Ocorria no final da temporada francesa entre 1957 e 1976, e no início da temporada francesa de 1977 a 1993. De 1957 a 1966, o Racing Club de France foi o organizador do torneio; o Paris Football Club organizou a competição do ano de 1973 e o Paris Saint-Germain entre 1975-93.

A primeira edição do torneio, em 1957, contou com a equipe anfitriã (Racing CF), além do alemão Rot-Weiß Essen (campeão alemão de 55), do espanhol Real Madrid (tricampeão europeu, na época) e do brasileiro Vasco da Gama(campeão carioca de 56 e considerado naquele momento a melhor equipe da América do Sul). 

Na final, que contou com um público aproximado de 40 mil espectadores, e com a presença do xá e da imperatriz do Irã no Parc des Princes, o Vasco terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 1, de virada, com gols de Valter e Vavá. Aos 8 minutos da etapa complementar, Mateos empatou para o Real Madrid, após passe do francês Raymond Kopa. O Vasco voltou a marcar aos 21 minutos, com Livinho, e aos 39, novamente com Valter. O Real Madrid descontou com Kopa, aos 44 do segundo tempo, e o Vasco foi campeão fazendo 4 a 3 na lendária equipe do argentino Alfredo Di Stéfano. (supervasco.com)

8 comentários:

  1. Sem dúvida o Torneio Intercontinental de Paris 1957 foi sem dúvida, o primeiro grande título, não do Vasco, mas do futebol brasileiro!
    Trata-se da primeira conquista de uma equipe brasileira, dentro da Europa e sobre o autêntico e poderoso Campeão Europeu, antes mesmo da Seleção Brasileira.
    Esse Clube merece respeito...

    ResponderExcluir
  2. SEM ÚVIDA É O VERDADEIRO PRECURSSOR E ANTECEDENTE [ TORNEIO INTERCLUBES DE PARIS DE 1957 ] DA INTERCONTINENTAL DE CLUBES E PRINCIPALMENTE DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA , VASCO BICAMPEÃO DO MUNDO 53/57. ROBSON

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, o Intercontinental Toyota não é considerado mundial, o da França é. Tá certo.

    ResponderExcluir
  4. A FIFA deve oficializar os títulos de 51, 52 e 53 como os primeiros mundiais interclubes, palavras de Blatter em 2014, vencidos por Palmeiras, Flu e Vasco. Já o de 1957 é título extraoficial, não avalizado pela FIFA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOMERO A FIFA DEVE OFICIALIZAR O DE 1957 TAMBEM PORQUE AQUELE REAL MADRID DE DI ESTÉFANO , MATHEUS , PUKAS E COMPANIA É APONTADO PELA FIFA O TIME DO SÉCULO E ERA IMBATIVEL NA ÉPOCA ATÉ PERDER PARA O VASCO DE VAVA , ORLANDO , BELINI E COMPANIA E AINDA DESFALCADO DE ORLANDO , BELINE [ NAS ELIMINIATÓRIAS PELA SELEÇÃO ] E CORONEL CONTUNDIDO NA FINAL DE VIRADA POR 4 X 3 ENCIMA DO MELHOR DO MUNDO NA ÉPOCA PARA SURPRESA DA FIFA DA IMPRENÇA INTERNACIONAL E PARA O MUNDO . O TORNEIO INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE PARIS 1957 É O PRECURSSOR DA TAÇA INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1960 A 2004 E PRINCIPALMENTE DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA [ FORMATO DE CAMPEÕES CONTINENTAIS PRINCIPAIS E MAIS O ANFITRIÃO QUE SURGIU EM 1957 EM PARIS - FRANÇA ] , SEGUNDO A WIKIPÉDIA . ABRAÇOS DE ROBINHO C.G.

      Excluir
  5. O VASCO FOI E É BICAMPEÃO MUNDIAL DE 53/57 , DIRIGENTES AUTOPROCLAMAÇÃO JÁ E DANI-SE OPINIÃO DA FIFA A EXEMPLO DOS MULAMBOS E FLORES - 1981 E 1952 .

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar