[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vasco bate Volta Redonda e garante primeira colocação do grupo

15 de fevereiro de 2012

Vasco bate Volta Redonda e garante primeira colocação do grupo

Vasco vence em noite de aplausos a Alecsandro e vaias para Bernardo
Atacante marca duas vezes e dá uma assistência nos 3 a 0 sobre o Volta Redonda. Meia, que entrou na Justiça contra o clube, é alvo da torcida
Jogadores do Vasco comemoram gol do Vasco nesta quarta 
Já classificado, o Vasco entrou em campo contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, com a sua camisa azul e algumas mudanças na escalação. Diego Souza e Felipe foram poupados e em seus lugares entraram William Barbio e Bernardo. E os substitutos tiveram destaque na vitória por 3 a 0, que manteve o time com 100% de aproveitamento, agora com 18 pontos, assegurando-lhe de maneira antecipada o primeiro lugar do Grupo B na Taça Guanabara.

Barbio chamou atenção em São Januário ao fazer um dos gols - o seu primeiro com a camisa cruz-maltina - e puxar bons contra-ataques. Só foi ofuscado por Alecsandro, que mostrou que vive grande fase ao marcar os outros dois gols e dar assistência para o gol de Barbio. O camisa 9 disputou sete jogos neste ano e fez oito gols, sete deles no Carioca - divide a artilharia com Rômulo, do Friburguense.


A principal notícia vascaína da noite, no entanto, dizia respeito a Bernardo, mas não por sua atuação. Durante a partida, veio a informação de que ele entrara na Justiça contra o Vasco pedindo a rescisão de contrato por conta do não-recolhimento do FGTS durante três meses. Ao ser substituído no segundo tempo, o jogador foi muito vaiado e respondeu com aplausos e pedindo, com um gesto, para os torcedores fazerem silêncio. Dependendo da setença, Bernardo pode ter feito seu último jogo pelo clube.
O resultado do jogo foi importante também para o Fluminense, que tem sete pontos e, se vencer o Americano nesta noite, pulará para o terceiro lugar e manterá suas chances de classificação.

O Vasco volta a campo no sábado, às 19h (de Brasília), e pode ajudar o Fluminense mais uma vez, pois vai ao Engenhão encarar o Boavista, que ocupa a segunda colocação, com 11 pontos. Já o Volta Redonda recebe o Friburguense no Raulino de Oliveira, no mesmo horário.
Alecsandro vive fase iluminada: oito gols em sete jogos em 2012 (Foto: Ide Gomes / Ag. Estado)

Pressão dos visitantes, e Alecsandro entra em cena
A escalação era diferente da habitual, já que Felipe e Diego Souza foram poupados, e Nilton cumpriu suspensão automática. O Vasco parecia sentir as mudanças e, no início da partida, encontrou dificuldade de se encontrar no meio-campo. O Volta Redonda, que ainda sonha com uma das vagas para a semifinal da Taça Guanabara, cresceu em campo e protagonizou os lances mais perigosos no começo - como num chute para fora de Marquinhos, livre na área, e um toque de letra de Robson que obrigou Fernando Prass a se esticar e espalmar para a trave.

O domínio dos visitantes, entretanto, diminuiu aos poucos. O Vasco explorava as jogadas de velocidade com William Barbio e passou a ameaçar. O atacante, com duas jogadas individuais, assustou o goleiro Douglas: primeiro, recebeu passe na esquerda e se impôs na velocidade, mas errou o chute; depois, chutou de fora da área, mas muito fraco.

O atacante estava com vontade de mostrar serviço e resolveu recuar um pouco. E foi de um passe seu para Fellipe Bastos que surgiu o primeiro gol. Na direita, o volante cruzou a bola para Alecsandro, que marcou aos 14 minutos.

Em noite iluminada, Alecsandro também ajudou seu companheiro a marcar, dois minutos depois. Com um bonito passe, deixou William Barbio livre para jogar por baixo das pernas do goleiro e fazer 2 a 0. Em desvantagem, o Volta Redonda não desistiu e quase diminuiu em um erro de Fagner. O lateral tocou com pouca força ao atrasar uma bola para Fernando Prass e deixou Glauber livre, na cara do gol. O goleiro fechou o ângulo e impediu que o meia marcasse.

Depois de desperdiçar sua oportunidade, o Volta Redonda foi castigado. Em jogada pela esquerda, Bernardo deu passe para Thiago Feltri, que foi derrubado na área. Alecsandro pegou a bola, bateu com força e fez 3 a 0, aos 38 minutos.

Segundo tempo de sono... e vaias para Bernardo

Se algum torcedor teve que deixar a partida no intervalo, pouco perdeu. Com boa vantagem, o Vasco tirou o pé do acelerador, sobretudo quando William Barbio sentiu dores no pé e foi substituído por Kim. Sem velocidade, nem muita vontade, o time da Colina pouco criou. Por sua vez, o Volta Redonda até que tentou, mas a correria de pouco adiantou e nenhuma chance foi digna de registro na segunda etapa.

O mais importante acontecia mesmo fora do campo. A notícia de que Bernardo entrara na Justiça contra o Vasco começou a correr as arquibancadas de São Januário, e o jogador passou a ser vaiado. Ao ser substituído, foi alvo dos torcedores. Em campo, nada acontecia, e o placar se manteve inalterado até o fim da partida.
VEJA OS GOLS DA PARTIDA

Bernardo aciona Vasco na Justiça; mais jogadores podem fazer o mesmo

Apesar da garantia de que o pagamento dos salários atrasados será feito nesta quinta-feira, a insatisfação pela demora em acertar os compromissos segue irritando alguns jogadores do Vasco. Insatisfeito, o meia Bernardo acionou o clube na Justiça por conta da falta de depósito do FGTS e já começa a considerar a ideia de deixar o clube. Outros jogadores cogitam tomar a mesma atitude do meia.

Ao ser substituído no segundo tempo da partida contra o Volta Redonda, nesta quarta, o jogador não escondeu seu descontentamento e desabafou. "Trabalhador tem que receber em dia. Tenho filho para criar e contas para pagar. Eles deveriam lembrar tudo que fiz no ano passado. Quando faço gols, todos me apóiam, mas agora...", disse o jogador, em entrevista à Rádio Tupi, sem poder completar a frase, já que foi cercado por seguranças do clube.

Além das cobranças, o jogador pede o total controle sobre seus direitos econômicos. Os advogados vão usar o argumento de três meses sem o depósito correto de FGTS para vencer a causa, que já foi despachada por uma juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

E Bernardo não está sozinho. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, mais jogadores do cruzmaltino consideram tomar a mesma atitude e só não a fizeram antes por receber a garantia de que o pagamento sairia hoje. Irritado também com o fato de não ter sido aproveitado em alguns dos últimos jogos, o jovem meia resolveu "puxar a fila".

Após a partida, o presidente vascaíno, Roberto Dinamite, e o vice-presidente jurídico do clube, Aníbal Rouxinol, foram aos vestiário conversar com o jogador e tentar amenizar a situação. Comprado junto ao Cruzeiro por cerca de R$ 3,5 milhões no fim de 2011, o camisa 31 tem contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2015. [Pedro Ivo Almeida. Do UOL, no Rio de Janeiro]



Eduardo Costa acredita que Bernardo foi influenciado por alguém

Na saída do gramado de São Januário, após a vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda, na noite desta quarta-feira, Juninho e Eduardo Costa, dois dos mais experientes jogadores do elenco cruz-maltino, comentaram a decisão do apoiando Bernardo de entrar na Justiça contra o clube, requisitando diversos direitos de imagem atrasados do contrato feito em 2011.

- Ele chegou a um estágio de grande importância em alguns jogos, quando foi decisivo para nós. Tem tudo para ter um futuro brilhante, mas está engatinhando, começando a carreira. Não sei quem o está orientando, mas realmente ele tem uma dificuldade para entender algumas situações de pressão. Espero que a situação se resolva. Tudo tem solução - lembrou Juninho que ainda comentou a situação vivida por ele mesmo em sua saída do Vasco em 2001.

- Muito difícil. É delicado falar algo. Eu também fiz isso, só que minha situação é diferente, pois não tinha mais contrato com o clube. O Bernardo é um jogador que o clube conta para o futuro.

Já Eduardo Costa foi mais enfático ao mencionar as pessoas que gerenciam a carreira dos jovens atletas no futebol brasileiro.

- Acho que os meninos de hoje em dia estão sempre com alguma pessoa por trás querendo levar vantagem. O pessoal do Vasco o trata muito bem. Vamos conversar, ver qual a real situação e a intenção dele com essa atitude. É preciso ver quais pessoas influenciaram nessa situação e nessa decisão. Acho que foi mais influência do que por parte dele - opinou o volante. [Fonte: Lancenet]


Juninho: 'Bernardo tem dificuldade de avaliar as coisas'




RIO - Está indefinida a situação de Bernardo no Vasco. O meia entrou na Justiça do Trabalho contra o clube, cobrando salários atrasados, luvas e o recolhimento do FGTS. De atuação apagada na vitória sobre o Volta Redonda na noite desta quarta, Bernardo foi vaiado pela torcida ao ser substituído no segundo tempo. O jogador respondeu pedindo silêncio para os torcedores e desabafando na beira do gramado.

- Eles deveriam lembrar o que fiz no ano passado contra o Fluminense. Sou trabalhador, tenho filho para criar. Quando faço gol importante, eles apóiam e dizem que eu sou o cara - disse Bernardo, contratado por R$ 3,5 milhões no fim do ano passado.

Após a partida, Bernardo se reuniu com dirigentes vascaínos. Ele saiu do vestiário direto para o carro, escoltado por seguranças e sem falar com a imprensa.

Jogador mais experiente do elenco, Juninho Pernambucano comentou o caso, lembrando que Bernardo ainda está em começo de carreira.

- Também já fiz isso e não posso falar muito (Juninho entrou na Justiça contra o Vasco em 2000). A situação era diferente, estava acabando meu contrato. Ele foi importante em vários jogos, mas ainda tem uma carreira que está engatinhando. É jovem, tem 21 anos, e é difícil mesmo ter noção do que se pode fazer. uma coisa que garanto é que um menino de ótimo coração, mas tem dificuldades de avaliar as coisas. Isso é normal, até eu que tenho 37 anos tenho dificuldades. Tem que ver o que ele faz e o que ainda pode fazer na carreira.

O volante Eduardo costa também deu sua opinião.

- Ele deve estar sendo mal orientado. Não é coisa dele. Às vezes tem muita gente envolvida que quer ganhar às custas do menino. [Fonte: Blog Jogo Extra - Extra]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar