26/08/2007
Rio . As cores são as mesmas do maior rival. Mas, ao contrário do Flamengo, o Sport, adversário do Vasco hoje, às 18h10, em Recife, desempenhou um papel fundamental na formação da história vascaína, ao fornecer três craques que brilharam em São Januário: Ademir Menezes, Vavá e Juninho Pernambucano. Além disso, no final da década de 40, o clube de Pernambuco aderiu ao uniforme branco com uma lista diagonal no peito.
Segundo maior artilheiro do clube, atrás de Roberto Dinamite, o atacante Ademir Menezes foi contratado após excelentes atuações numa excursão do Sport ao Rio em 1941. Hoje, a posição será de Abuda, que estréia como titular.
Também centroavante, Vavá foi contratado junto ao Sport ainda garoto, no início da década de 50. Ele foi bicampeão carioca e do Rio-São Paulo de 1958, mesmo ano em que foi vendido ao Atlético de Madrid. E participou da conquista das Copas de 1958 e 1962.
Juninho Pernambucano chegou ao Vasco em 1995 e colecionou títulos: Libertadores e Carioca em 98, Brasileiros (97 e 2000), Rio-São Paulo em 99 e Mercosul em 2000.
Na história recente, o Sport foi o clube em que Romário marcou, de pênalti, o milésimo gol de sua carreira, no primeiro turno, em São Januário.
Nem todas as singularidades farão o Vasco escapar de um jogo complicado. Além de ter que superar a deficiência de não vencer fora de casa (no primeiro turno, obteve apenas duas vitórias), o time enfrentará um estádio com a melhor média de público da Série A: 25.810 torcedores.
A ida a Recife deixará gosto amargo na boca de Celso Roth. Pelo Sport, o técnico conquistou o último título como treinador, a Copa Nordeste, em 2000. Coincidentemente, mesmo ano em que o Vasco obteve sua última conquista nacional, a Copa João Havelange, contra o São Caetano, no Maracanã. A partida final foi decidida em janeiro de 2001, devido à queda do alambrado de São Januário.
Apresentação:
Sport
Magrão, César, Durval e Igor; Diogo, Bia, Romerito, Júnior Maranhão e Dutra; Carlinhos Bala e Weldon. Técnico: Geninho
Vasco
Sílvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Vilson (Roberto Lopes); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Rubens Júnior; Leandro Amaral e Abuda. Técnico: Celso Roth
Estádio: Ilha do Retiro
Árbitro: Washington José Alves de Souza
Horário: 18h10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar