Na briga contra o rebaixamento, saiba quem tem a reta final mais difícil
Entre os nove times mais ameaçados, confira quais têm os adversários mais complicados e quais atuam fora de casa mais vezes
A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último fim de semana, delimitou o grupo de times que brigam para não cair para a Segunda Divisão. E não são poucos. A diferença que separa o Atlético-MG, 12º colocado, do primeiro representante da zona de rebaixamento, o Vasco, é de apenas quatro pontos.
O Vasco de Madson e o Fluminense de Conca são os times que abrem a zona de rebaixamento
São nove as equipes mais ameaçadas pela degola. E quais delas têm a reta final mais complicada? Portuguesa, Ipatinga e Atlético-MG fazem nove dos últimos 13 confrontos no campeonato com equipes que estão na parte de cima da tabela - isto é, do 11º colocado Inter em diante.
A Lusa ainda tem uma pequena vantagem sobre os outros dois: disputa sete jogos em casa. O Galo joga seis vezes em casa e ainda tem o clássico contra o Cruzeiro no Mineirão. Já o Ipatinga, na pior situação, sai da cidade sete vezes.
No outro extremo, está o Figueirense. Nas últimas 13 rodadas, ele enfrenta apenas seis adversários da parte de cima da tabela de classificação e tem sete confrontos com seus concorrentes na briga contra o rebaixamento. Além disso, joga sete partidas em casa. O que não ajuda o Figueira é o seu retrospecto no segundo turno: é o 19º colocado entre os 20 participantes.
Confira a reta final dos nove times ameaçados:
12º Atlético-MG (30 pontos)
Últimos jogos: Náutico (C), Figueirense (C), Palmeiras (F), Flamengo (F), Cruzeiro (C), Inter (C), Coritiba (F), Botafogo (C), Vitória (F), Vasco (C), Sport (F), Santos (C) e Grêmio (F).
Nível de dificuldade: são nove adversários da parte de cima da tabela e quatro da parte de baixo.
Local dos jogos: seis em casa, um clássico no Mineirão e seis fora.
Desempenho recente: o time é o 17º colocado no returno.
13º Náutico (29 pontos)
Últimos jogos: Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Flamengo (C), São Paulo (F), Sport (F), Portuguesa (C), Inter (F), Vitória (C), Coritiba (F), Cruzeiro (C), Figueirense (F), Atlético-PR (C) e Santos (F).
Nível de dificuldade: são oito adversários da parte de cima da tabela e cinco da parte de baixo.
Local dos jogos: seis em casa e sete fora.
Desempenho recente: o time é o 12º colocado no returno.
14º Santos (29 pontos)
Últimos jogos: Goiás (F), Portuguesa (C), Atlético-PR (C), Grêmio (F), Botafogo (F), Figueirense (C), Sport (F), Palmeiras (C), Vasco (F), Inter (C), Coritiba (F), Atlético-MG (F) e Náutico (C).
Nível de dificuldade: são sete adversários da parte de cima da tabela e seis da parte de baixo.
Local dos jogos: seis em casa e sete fora.
Desempenho recente: o time é o terceiro colocado no returno.
15º Figueirense (28 pontos)
Últimos jogos: Cruzeiro (C), Atlético-MG (F), Vasco (F), Palmeiras (C), Ipatinga (C), Santos (F), Fluminense (C), Grêmio (F), Atlético-PR (C), São Paulo (F), Náutico (C), Botafogo (F) e Inter (C)
Nível de dificuldade: são seis adversários da parte de cima da tabela e sete da parte de baixo.
Local dos jogos: sete em casa e seis fora.
Desempenho recente: o time é o 19º colocado no returno.
16º Atlético-PR (26 pontos)
Últimos jogos: Grêmio (C), Coritiba (F), Santos (F), Fluminense (C), Inter (F), Cruzeiro (C), Vasco (F), Sport (C), Figueirense (F), Vitória (C), Botafogo (F), Náutico (F) e Flamengo (C).
Nível de dificuldade: são oito adversários da parte de cima da tabela e cinco da parte de baixo.
Local dos jogos: seis em casa e sete fora.
Desempenho recente: o time é o 16º colocado no returno.
17º Vasco (26 pontos)
Últimos jogos: Palmeiras (F), Ipatinga (F), Figueirense (C), Sport (F), Flamengo (C), Goiás (F), Atlético-PR (C), Fluminense (F), Santos (C), Atlético-MG (F), São Paulo (C), Coritiba (F) e Vitória (C).
Nível de dificuldade: são sete adversários da parte de cima da tabela e seis da parte de baixo.
Local dos jogos: cinco em casa, dois clássicos no Maracanã e seis fora.
Desempenho recente: o time é o 14º colocado no returno.
18º Fluminense (25 pontos)
Últimos jogos: Coritiba (C), Botafogo (F), Goiás (C), Atlético-PR (F), Vitória (F), Palmeiras (C), Figueirense (F), Vasco (C), Cruzeiro (F), Portuguesa (C), Inter (F), São Paulo (F) e Ipatinga (C).
Nível de dificuldade: são oito adversários da parte de cima da tabela e cinco da parte de baixo.
Local dos jogos: cinco em casa, um clássico no Maracanã e sete fora.
Desempenho recente: o time é o oitavo colocado no returno.
19º Ipatinga (24 pontos)
Últimos jogos: Flamengo (F), Vasco (C), São Paulo (C), Cruzeiro (F), Figueirense (F), Botafogo (C), Portuguesa (F), Coritiba (C), Inter (F), Sport (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).
Nível de dificuldade: são nove adversários da parte de cima da tabela e quatro da parte de baixo.
Local dos jogos: seis em casa e sete fora.
Desempenho recente: o time é o 13º colocado no returno.
20º Portuguesa (23 pontos)
Últimos jogos: Botafogo (C), Santos (F), Vitória (F), Coritiba (C), Grêmio (C), Náutico (F), Ipatinga (C), Flamengo (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Goiás (C), Sport (C) e Cruzeiro (F).
Nível de dificuldade: são nove adversários da parte de cima da tabela e quatro da parte de baixo.
Local dos jogos: sete em casa e seis fora.
Desempenho recente: o time é o 20º colocado no returno.
No jogo da matemática, Vasco está pior que o Fluminense, segundo Tristão Garcia
A situação de Fluminense (18º) e Vasco (17º) segue complicada no Campeonato Brasileiro e, depois das derrotas para Santos e Náutico, respectivamente, o fundo do poço ficou ainda mais perto. Os dois times se encontram na zona de rebaixamento.
O Tricolor das Laranjeiras, que até ensaiou uma reação a partir da terceira rodada do returno, tem 60% de chances de sair da elite do futebol brasileiro. Já o time de São Januário, atualmente, possui 50%.
Porém, o que chama a atenção é que, segundo o matemático Tristão Garcia, a situação do Vasco é ainda pior do que a do Fluminense, que está uma posição abaixo do rival. Tudo porque o aproveitamento do cruzmaltino é baixo e, na média, insuficiente para tirar o time da zona de rebaixamento na última rodada. O Tricolor, por outro lado, tem mais chances de escapar, já que tem uma boa média de pontos e bom aproveitamento no returno.
– Atualmente, a previsão para qualquer clube fugir da zona de rebaixamento é de 46 pontos e a margem de erro é apenas de dois por cento. O Fluminense, por mais que tenha mais risco de cair, está em um bom momento no Campeonato Brasileiro. Se mantiver a média de pontos que vem conquistando no segundo turno, consegue fugir da degola. A situação do Vasco é diferente e precisa de mais cuidado. O time tem que melhorar o seu aproveitamento – disse Tristão Garcia.
Fonte: Lancepress
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar