Uma festa completa com direito a "parabéns pra você", gritos de "vamos subir, Vasco" e a maior vitória do time até agora na Série B. Seguindo na risca o script, os jogadores não decepcionaram os torcedores que lotaram o Maracanã, neste sábado, e venceram o Ipatinga por 4 a 0 com facilidade. Com isso, o Vasco termina o primeiro turno da Série B na liderança com 39 pontos, igualando a campanha do Corinthians no ano passado. E uma confortável vantagem de nove pontos para o quinto colocado, o São Caetano.
Carlos Alberto foi o escolhido pelos torcedores em votação pela Internet para vestir a camisa 111, em homenagem ao aniversário do clube comemorado na sexta-feira, dia 21. E o número deu sorte ao capitão, que fez um dos gols da vitória cruzmaltina. Alex Teixeira fez outros dois e Elton também marcou um, de pênalti.
A torcida do Vasco fez bonito e quebrou o recorde de público das quatro divisões do Campeonato Brasileiro nesta temporada. No total, o público pagante foi de 76.211. E superou a marca do confronto entre Flamengo e Atlético-PR, na partida em que o atacante Adriano fez sua reestreia, que foi de 68.217. Além disso, o Vasco passa a ter o melhor público da história da Série B na era dos pontos corridos. O recorde pertencia ao Atlético-MG, que em 2006 levou 74.694 pessoas no empate por 2 a 2 com o América-RN.
Na próxima terça-feira, o Vasco enfrenta o Brasiliense, às 21h, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, na abertura do segundo turno. Já o Ipatinga encara o Figueirense, no Ipatingão, às 19h30m.
Antes de a bola rolar, o hino do Vasco foi tocado pela banda do Corpo de Bombeiros. A torcida cantou "Parabéns pra você". Ilustres vascaínos foram ao Maracanã participar da festa. O ex-atacante Donizete, o cantor Paulinho da Viola, entre outros vibraram com os gols. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, ficou na Tribuna de Honra ao lado do presidente Roberto Dinamite.
- Está tudo uma maravilha. O Vasco ganhando, jogando bem, o Maracanã lotado. Uma festa muito linda. Como vascaíno estou emocionado - disse o Governador Sérgio Cabral Filho.
Alex Teixeira e Carlos Alberto comemoram o primeiro gol do Vasco em cima do Ipatinga, no Maracanã
O jogo começou com o Vasco pressionando. A primeira boa chance aconteceu aos nove minutos. Alex Teixeira aproveitou uma sobra, dominou na área e girou. O chute foi rasteiro, mas no meio do gol. Fred defendeu. Mas na segunda chance, o meia não decepcionou. O capixaba Ramon apareceu bem pela esquerda e viu a penetração de Alex Teixeira. O cruzamento foi perfeito, na cabeça do meia, que se antecipou ao goleiro Fred. A bola entrou no meio do gol. Vasco 1 a 0. Foi a terceira vez que Alex Teixeira balança a rede nesta Série B.
O gol logo aos 12 minutos era o que faltava para a torcida começar a festa. Veio a "ola" pelo anel do Maracanã, depois o gritos de "vamos subir" e outras canções tradicionais. Mas o Vasco diminuiu um pouco o ritmo. E a partida esfriou. O time carioca só voltou a assustar o Ipatinga aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio, Vilson desviou de cabeça. A bola passou com perigo pelo canto esquerdo de Fred.
Pouco depois, Ramon ganhou uma dividida na entrada da área e arriscou o chute. A bola passou com perigo pelo canto direito de Fred. O Vasco iniciou então uma pequena pressão. Paulo Sérgio cruzou e Vilson, de novo, cabeceou. A bola foi nas mãos do goleiro do Ipatinga.
Aos 39 minutos, o Vasco levou um susto. Na única fez que o Ipatinga chegou com perigo, Marcelo Moscatelli cruzou e Thiago Matias apareceu desviando de cabeça. A bola passou muito perto do canto direito de Fernando Prass, que estava vendido no lance.
E no fim do primeiro tempo veio o segundo gol em uma pintura de lance. Contra-ataque do Vasco, Vilson tocou para Enrico, que fez um ótimo lançamento para Alex Teixeira. O meia avançou pela direita, entrou na área e viu Carlos Alberto entrar livre pelo meio. O toque foi certeiro. O camisa 111 só empurrou a bola para o fundo da rede. Vasco 2 a 0. Festa no Maracanã. Foi o décimo gol de Carlos Alberto na temporada.
Elton faz mais um e encosta na briga pela artilharia
O Vasco voltou sem mudanças para o segundo tempo. E a festa continuou. Aos nove minutos, Alessandro Lopes puxou Elton dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbitro João Alberto Duarte. O próprio atacante pegou a bola para bater. A cobrança foi no canto esquerdo, sem chance para o goleiro Fred. Vasco 3 a 0. Foi o nono gol de Elton na Série B. O atacante entra na briga pela artilharia. Ele tem três a menos que Edivaldo, do Duque de Caxias, e Rafael Coelho, do Figueirense.
Logo após o gol, Elton saiu de campo para a entrada de Aloísio Chulapa. E Adriano substituiu Carlos Alberto, que entregou a faixa de capitão para o jovem Souza. Adriano foi logo mostrando o faro de artilheiro. O atacante aproveitou o cruzamento e tocou de cabeça para o fundo da rede. Mas o árbitro anulou marcando falta no lance. O auxiliar Luiz Carlos Bezerra chegou a correr para o meio de campo.
Em festa, o torcedor vascaíno ainda encontrou tempo para brincar com a má fase do rival tricolor. Em um cartaz, um cruzmaltino mandava a mensagem: "A Suderj informa: Brasileirão 2010. Sobe o Vasco, desce o Fluminense".
O jogo esfriou após a metade do segundo tempo. Mas ainda saiu o quarto gol para encerrar a goleada. Em um contra-ataque, Adriano passou para Alex Texeira. O meia driblou o marcador, entrou na área e chutou cruzado. Um lindo gol. Vasco 4 a 0. E a torcida não parou de cantar: "sou vascaíno e o sentimento não pode parar". E ele não para.
VASCO 4 x 0 IPATINGA | |
Fernando Prass; Paulo Sérgio (Fagner), Gian, Vilson e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto (Adriano) e Elton (Aloísio Chulapa) | Fred; Alex Silva, Thiago Matias, Max e Marinho Donizete; Max Carrasco, Alessandro Lopes (Leandro Brasília), Lucas (Luís Fernando) e Marcelo Moscatelli; Marcelo Ramos e Diego Silva (Márcio Diogo) |
Técnico: Dorival Júnior. | Técnico: Emerson Ávila. |
Gols: Alex Teixeira aos 12 e Carlos Alberto aos 47 minutos do primeiro tempo; Elton aos 11 e Alex Teixeira aos 43 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Lucas, Max, Thiago Matias e Alessandro Lopes (Ipatinga); Aloísio Chulapa (Vasco) | |
|
GloboEsporte.com
Vasco quebra o recorde de público entre as quatro divisões
A torcida do Vasco deu um show neste sábado, no Maracanã, e quebrou o recorde de público entre as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Os 79.635 vascaínos (76.211 pagantes) superaram os 68.217 flamenguistas que foram ao jogo do Rubro-Negro contra o Furacão, na estreia e Adriano no time da Gávea. Em campo, o Gigante da Colina também fez sua parte: goleou o Ipatinga por 4 a 0. Alex Teixeira (duas vezes), Carlos Alberto e Elton fizeram os gols.
O clube também conseguiu o ter o maior público da Série B na era dos pontos corridos. O recorde pertencia ao Atlético-MG, que na última rodada da competição em 2006, na festa pelo título, levou ao Mineirão 74.694 pessoas no empate por 2 a 2 com o América-RN. No ano passado, o máximo que o Corinthians conseguiu levar ao estádio como mandante foi 33.205 torcedores na partida contra o Bahia, pela 12ª rodada.
Veja a classificação atualizada da Série B
Na Série B, a partida que mais havia atraiu o torcedor neste ano foi a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, na segunda rodada, com 27.629 torcedores no estádio. Na Série C, o recorde é de 24.816 no empate por 1 a 1 entre Caxias-RS e Guaratingueta-SP. E na Série D, o Santa Cruz levou 45.007 pessoas ao Arruda no empate por 2 a 2 com o Central-PE.
Confira os recordes quebrados pelo Vasco no sábado:
Maior público das divisões
O Vasco bateu o Flamengo na Série A (68.217 pagantes em Flamengo x Atlético-PR), Ceará na B (27.629 pagantes em Ceará x Vasco), Caxias na C (24.816 em Caxias x Guaratinguetá) e Santa Cruz na D (45.007 em Santa Cruz x Central)
Maior de toda a Série B
Em 2007, Atlético-MG x América-RN contou com 74.694 pagantes. Vale lembrar que o recorde passou a contar em 2006, desde os pontos corrido
Maior do Vasco no ano
Vasco x Corinthians, pela Copa do Brasil, contou com 68.299 pagantes.
Maior de um “nãoclássico” no Brasil este ano
Na final da Taça Guanabara, Botafogo x Resende teve 75.350 pagantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar