Rio - O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, tentou, apelou até ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, mostrou confiança, mas a partida entre o Gigante da Colina e o Botafogo será mesmo no Engenhão. A decisão será anunciada nesta sexta-feira pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O parecer negativo do policiamento e documentos em posse do Botafogo, assinados por Dinamite no começo de 2011, foram determinantes para a escolha do Engenhão.
São Januário e o Engenhão (bacia das almas)
A mudança do local de uma partida deve ser feita com 10 dias de antecedência, de acordo com o Estatuto do Torcedor. Esta quinta-feira foi o prazo limite para a mudança, mas existe uma brecha no regulamento. Em caso de mudança decorrentes de decisão judicial, ou de motivos de força maior, o local pode ser alterado com prazo inferior, como aconteceu na partida entre Santos e Botafogo, na 21ª rodada, quando o time paulista pediu o adiamento por ter vários jogadores convocados para a seleção brasileira.
Em off, dirigentes do Botafogo confirmaram que a partida seguirá no Engenhão. Durante o dia, o vice jurídico do time de General Severiano, José Mauro Filho, esteve na sede da CBF, onde apresentou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo presidente vascaíno, no qual as condições de segurança de São Januário são descritas como "sem condições para a disputa de um clássico com torcida dividia".
Além disso, dirigentes de Flamengo e Fluminense também foram consultados, já que autorizando a mudança para São Januário, a entidade estaria abrindo um precedente para que a partida contra o Flamengo, na última rodada do campeonato, também fosse realizada no estádio vascaíno.
O assessor da CBF, Rodrigo Paiva, declarou que a entidade aguarda o parecer da Polícia Militar para divulgar onde a partida acontecerá. Durante o dia, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, afirmou que não existe nenhum acordo assinado entre os clubes que garanta divisão de renda e público, nem a obrigação de que todos os clássicos aconteçam no Engenhão. O presidente do Botafogo, por sua vez, afirmou que o acordo é apenas verbal, mas que "valia mais que uma assinatura". [As informações são do IG]
As vantagens e desvantagens do jogo em cada estádio:
Para valer o mando de campo e testar São Januário para o futuro.
- MANDANTE, o Vasco exerce seu direito de mandar os jogos em casa, algo que precisa se fundamentar no futebol brasileiro e carioca. Para o Vasco, seria importante pois o time só perdeu uma vez em São Januário, enquanto o Botafogo ainda não perdeu no Engenhão.
- CLÁSSICOS EM SÃO JANUÁRIO. Liberando o estádio para o clássico contra o Botafogo, a polícia garante que clássicos podem ser realizados no estádio da Colina. Assim, acaba se com a polêmica da última rodada, quando Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo se enfrentarão na mesma hora e local. Vasco x Flamengo poderia, portante, ser realizado em São Januário.
- LOCALIZAÇÃO. Se o torcedor carioca reclama da localização do Engenhão, não pode, ao menos em termos geográficos, reclamar do estádio do Vasco, que fica em uma região bem mais central do Rio de Janeiro do que a do estádio do Engenho de Dentro.
- SEGURANÇA. Botafogo e Vasco é o clássico menos violento do Rio, seria um bom teste para o estádio.
Segurança, público e espetáculo com Vasco x Bota no Engenhão:
- CLÁSSICOS MERECEM GRANDES PALCOS: O estádio do Vasco é histórico mas não é o principal palco do futebol carioca em 2011. Com o Maracanã fechado, o Engenhão virou o palco dos grandes jogos no Rio de Janeiro e o clássico será um dos primeiros que podem decidir o Brasileirão.
- PÚBLICO REDUZIDO: No Engenhão, 45 mil ingressos podem ser colocados a venda, em São Januário, com duas torcidas, menos de 20 mil serão colocados. O jogo tem apelo para lotação máxima e a ida para a Colina dificultaria o torcedor a ver o seu time em campo, diminuindo o espetáculo.
- ESTRUTURA DE CLÁSSICO: O Engenhão já está testado e aprovado para clássicos cariocas. O Botafogo já manda os seus jogos contra os rivais cariocas no estádio desde 2008 e a inauguração da arena foi em um confronto lotado entre Botafogo e Fluminense, em 2007. A polícia já sabe como fazer e proceder em um jogo nervoso, lotado e com duas equipes que estão na briga pelo título.
- IMPRENSA: Dependendo dos resultados da próxima rodada, Vasco e Bota pode ser o confronto do líder contra o vice líder do Brasileirão. Jogo esse que despertará grande interesse da imprensa e dos patrocinadores. Sendo assim, o Engenhão, estádio mais novo e mais bem estruturado, tem melhores condições de abrigar o clássico.
Sambafoot
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar