[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: "Pronto desde que nasceu", volante Abuda é apresentado no Vasco

3 de junho de 2012

"Pronto desde que nasceu", volante Abuda é apresentado no Vasco

Abuda é apresentado no Vasco
Contrato do jogador com os cruz-maltinos é válido por dois anos e meio

A diretoria do Vasco da Gama apresentou nesta manhã de sábado (2/06), em São Januário, o volante Jucimar Lima Pacheco, o “Abuda”, de 23 anos. Inicialmente, o novo reforço cruz-maltino explicou aos jornalistas o porquê deste apelido.

“Ganhei no Paysandu. O treinador me deu esse apelido porque me comparavam com o Abuda, que jogou aqui no Vasco e no Corinthians. Mas as características não têm nada a ver”,contou.

O jogador, que é nascido em Monte Dourado, no interior do Pará, se destacou no Campeonato Gaúcho, sendo escolhido para a seleção do campeonato atuando pelo Cruzeiro de Porto Alegre-RS. Abuda contou como foi sua trajetória no futebol.

“Saí de casa com 14 anos e fui para Belém. Eu morava no interior e tinha o sonho de dar uma vida melhor à minha família. Joguei no Paysandu e Tuna Luso. Depois, fui para São Paulo e joguei no Ferroviário. Depois, joguei na Primeira Divisão do Pernambucano, no Petrolina, e cheguei no Cruzeiro-RS”, relembrou o volante, sem deixar de falar do preconceito que encontrou em sua cidade natal.

“Minha família foi muito criticada. Diziam que meu pai era doido. Ele era motorista de ônibus e eu fui ralando para dar uma vida melhor para ele e minha mãe. Eles queriam colocar eu e minha família para baixo, mas isso me motivou ainda mais”.

O Vasco será o primeiro clube de expressão de Abuda. Motivado, ele falou sobre o novo desafio em sua carreira.

“Vou ter tranquilidade e pé no chão. Vou trabalhar forte e quando o treinador achar que tenho de jogar, aproveitar a oportunidade. Sou segundo volante, mais de saída e ajudo na marcação. Fiz um bom campeonato gaúcho e vim para o Vasco. Espero corresponder e dar alegrias à torcida”, concluiu.
(Super Rádio Tupi)



Bem nos desarmes, mal nos passes: Vasco revela nova faceta no Brasileiro
Time de Cristóvão Borges lidera um quesito e sofre com o outro até aqui, mostrando que a vocação ofensiva já dá lugar a outras características

Um Vasco baseado na troca de passes e com a vocação ofensiva, segundo seu próprio técnico, vem dando lugar a um time que começa o Campeonato Brasileiro com novas características. Reforçada pela necessidade da Libertadores, a marcação tem sido um carros-chefe do time ultimamente. Prova disso são os números do início da competição nacional: o melhor nos desarmes e o pior nos passes (confira a reportagem no vídeo acima, em comparação com o co-líder Botafogo).

Ao todo, nas duas rodadas, o Gigante da Colina roubou 106 bolas (média de 53 por jogo), mas a desperdiçou 99 vezes (44,5 por partida). Segundo Cristóvão Borges, a explicação é simples:

- Nossa equipe mudou de característica, de estilo de jogo. Alguns jogadores sofreram com essa vocação ofensiva maior que tínhamos. Mas a Libertadores forçou que equilibrássemos isso. Tanto que os zagueiros, antes criticado, viraram destaque. Melhoramos muito e está se refletindo em vários aspectos. Mas ainda temos de crescer - afirmou o comandante, que tem Rodolfo e Renato Silva como titulares atuais, já que Dedé está em fase final de recuperação de um edema ósseo na fíbula da perna esquerda, que o tirou de ação por dois meses.

As vitórias que garantem os 100% de aproveitamento até aqui foram apertadas. O ataque, que passou em branco apenas nos confrontos com o Corinthians, pelas quartas da Libertadores, que causaram a eliminação do Vasco, tem sido econômico, com três gols.
Cristovão espera voltar ao melhor aproveitamento ofensivo (Foto: MarceloSadio / Vasco.com.br)

- Temos que insistir e melhorar também especialmente no último passe, o decisivo para fazer o gol. Ele tem feito a diferença nesses números. Com o tempo, voltaremos a marcar mais - crê Cristóvão, que vem tendo desfalques e poupou parte dos titulares na estreia, contra o Grêmio.

Na quarta-feira que vem, o Vasco entra em campo para medir forças com o Náutico, em São Januário, e busca se isolar na ponta da tabela. Neste domingo, o elenco, que trabalhou a troca de passes ágil por dois dias seguidas, em espaço reduzido, está de folga.


Por André Casado e Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar