Empurrado por mais de 20 mil torcedores, o Vasco fez o seu papel neste sábado ao vencer o Santos por 1 a 0, em São Januário, pela 34ª rodada doCampeonato Brasileiro. O time da Colina não vencia em casa desde o triunfo por 4 a 0 sobre o Internacional, no dia 17 de agosto. Edmundo fez o gol e ficou a dois de passar o ex-jogador Romário como o segundo maior goleador da histórias dos torneios nacionais. O resultado tirou a equipe carioca da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o time cruzmaltino chegou aos 37 pontos e subiu para a 15ª colocação. O Peixe permaneceu com 40, na 13ª posição. Na próxima rodada, o Vasco vai encarar o Atlético-MG, na quarta-feira, no Mineirão. O Santos pega o Internacional, no próximo domingo, na Vila Belmiro.
Vasco assusta na velocidade, e Peixe nos contra-ataques
Empurrado por mais de 20 mil vascaínos, o Vasco começou com a corda toda. Logo aos dois minutos, Leandro Amaral tocou para Alex Teixeira dentro da área. O meia invadiu a área e tentou encobrir o goleiro Fábio Costa, que fez uma bela defesa. No lance seguinte, aos quatro, Kleber Pereira dominou na meia-lua e chutou para a intervenção de Rafael.
O Santos tentava sair jogando, mas o Vasco impôs uma marcação forte no meio-campo, evitando que os meias do time paulista criassem os lances para os atacantes. Aos nove, a zaga do Vasco falhou e Cuevas, em posição de impedimento, cabeceou para defesa de Rafael. Um minuto depois, Kleber Pereira arriscou do bico da grande área pelo lado direito e a bola explodiu na trave, com o camisa 1 cruzmaltino batido.
A partida seguiu movimentada, e o Vasco voltou a assustar o gol do Santos. Aos 12, Madson recebeu pelo lado direito e cruzou. Rodrigo Antônio disputou na cabeça com um zagueiro, e a bola sobrou para Leandro Amaral. O atacante chutou para grande defesa de Fábio Costa. O camisa 1 do Peixe voltou a fazer um milagre na Colina aos 14. Na sobra do escanteio, Jorge Luiz chutou ele defendeu com os pés.
O time da Colina seguiu pressionando, e o Santos continuou explorando os contra-ataque para chegar ao seu gol. Aos 31, Madson arriscou de fora da área e Fábio Costa tocou para escanteio. O Santos respondeu no minuto seguinte. Cuevas entrou na área e cruzou para Molina, que chegou atrasado no lance.
O time da Colina ainda teve mais uma chance de abrir o marcador antes do término do primeiro tempo. Aos 42, Madson cruzou na área para Leandro Amaral. Na hora da cabeçada, Rodrigo Antônio chegou com tudo e atrapalhou o camisa 11, que acabou errando o gol por causa do companheiro.
Edmundo dá a vitória ao Vasco na Colina
Na volta para o segundo tempo, a pedido do árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha, o Vasco retornou ao campo com a camisa preta, e o Santos de uniforme branco. Com um minuto, Rodrigo Antônio fez uma ótima jogada e tocou para Madson do lado esquerdo da grande área do Peixe. O baixinho cruzou para Leandro Amaral, que teve duas chances de marcar, mas foi travado pela zaga.
O Vasco seguiu pressionando e teve mais uma ótima chance logo aos três minutos. Madson lançou Leandro Amaral, que chutou de primeira. A bola bateu na rede pelo lado de fora. O Santos respondeu aos oito. Cuevas cruzou na cabeça de Molina, que cabeceou para boa defesa de Rafael.
No embalo dos gritos da torcida na arquibancada, Alex Teixeira quase abriu o marcador. O meia fez bela jogada e arriscou da entrada da área. Rafael defendeu. Aos 13, o técnico Renato Gaúcho sacou o zagueiro Odvan, mudou o esquema do 3-5-2 para o 4-4-2, e colocou o atacante Edmundo em campo.
Aos 25, Edmundo tocou para Jonílson dentro da área. O volante invadiu a área e foi derrutado, pênalti marcado pelo árbitro goiano. Três minutos depois, o Animal cobrou para marcar o primeiro gol do time da Colina. O Santos teve a chance de empatar o jogo dois minutos. Lima fez uma bela jogada e, dentro da área, soltou a bomba. O goleiro Rafael, no reflexo, fez uma defesa milagrosa, evitando o gol santista.
A partir da defesa de Rafael, o Vasco passou a se defender, e o Santos a jogar no desespero para tentar empatar o jogo. O time da Colina segurou o ímpeto dos paulistas e deu uma alegria que há tanto tempo os seus torcedores não tinham em confrontos em São Januário. No fim do jogo, Fábio Costa ainda era para ter sido expulso após empurrar o goleiro Rafael.
Ficha técnica:
VASCO 1 x 0 SANTOS | |
Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Odvan (Edmundo); Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim), Madson e Rodrigo Antônio; Alex Teixeira (André) e Leandro Amaral. | Fábio Costa, Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Kleber; Adriano, Rodrigo Souto, Bida (Wesley) e Molina (Pará); Cuevas (Lima) e Kleber Pereira. |
Técnico: Renato Gaúcho. | Técnico: Márcio Fernandes. |
Gols: Edmundo, aos 28 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Edmundo (Vasco); Kleber Pereira, Rodrigo Souto, Fábio Costa (Santos). | |
Estádio: São Januário. Data: 08/11/2008. Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO). Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Altemir Hausmann (RS). Renda: R$ 277.790,00. Público: 21.310 pagantes. |
Foi uma vitória fundamental para o Vasco que respira um pouco nessa reta final.
ResponderExcluirVisite sempre que der. Vascaínos são sempre muito bem vindos. Saudações!!!
ResponderExcluiraaa linkei seu blog lá!!!;