(GloboEsporte.com)
O Fluminense dominou e teve mais chances. Mas na vontade, o Vasco arrancou uma importante vitória por 1 a 0 noite deste domingo, no Maracanã. O herói cruzmaltino no clássico dos desesperados foi o lateral-direito Wagner Diniz.
Em vez do desprezo por causa da campanha ruim no Brasileirão, as duas equipes receberam apoio das arquibancadas. As duas torcidas compareceram em bom número e aplaudiram até os erros.
No reencontro com o técnico Renato Gaúcho, o Fluminense deu a impressão de que venceria com facilidade no primeiro tempo. Mas Rafael e a falta de pontaria estragaram a intenção.
Em um lance de vontade, Wagner Diniz garantiu os três pontos ao Vasco. O resultado deixa os dois cariocas na zona de rebaixamento. Com 34 pontos, o time cruzmaltino fica na 18ª colocação e leva vantagem sobre o rival derrotado neste domingo nos critérios de desempate.
Se serve como conforto ao Flu - o 19º, também com 34 pontos -, o time tem um jogo a menos e pode deixar a área de risco se vencê-lo.
A luta dos cariocas contra a Série B continua em datas diferentes. O Fluminense reinicia na quarta o jogo contra o Figueirense dos 15 minutos do primeiro tempo, vencendo por 1 a 0, na próxima quarta. A partida foi interrompida na última semana por falta de luz no estádio Orlando Scarpelli.
O Vasco joga somente no sábado. O adversário será o Santos, às 18h30m, em São Januário.
Domínio tricolor no primeiro tempo
Entre uma furada de Jonílson e um passe errado de Fernando, o Vasco começou melhor do que o Fluminense. Antes dos três minutos, Alex Teixeira arriscou da entrada da área, mas mandou por cima do travessão.
O time tricolor equilibrou o jogo rapidamente e Conca, aos 15, recebeu na entrada da área e bateu rasteiro para fora. O Vasco apostou nos chutes de fora da área, mas sem levar perigo a Fernando Henrique.
Aos 20 minutos, Washington tocou de calcanhar para Everton Santos dentro da área. O atacante hesitou e se chocou com Jorge Luiz. O árbitro Carlos Eugenio Simon mandou a jogada seguir.
Àquela altura, a torcida do Vasco perdera a paciência com Jorge Luiz. Mas foi o zagueiro Fernando, machucado, quem teve de sair para a entrada de Odvan.
Carlinhos iniciou bela jogada aos 38 minutos, Thiago Silva pareceu na direita e cruzou rasteiro para Everton Santos. O atacante do Flu deu o carrinho, mas Eduardo Luiz salvou quase sobre a linha. No lance seguinte, Washington recebeu na área, driblou um defensor e bateu por cima.
Jorge Luiz quase se tornou herói aos 43. Madson levantou na área, o zagueiro desviou e Fernando Henrique salvou com um tapa.
Na data que homenageia as pessoas que já faleceram, Gigante da Colina derrota o Fluminense por 1 a 0, e continua na luta para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Nacional
Eduardo Ratinho, que entrou no lugar de Carlinhos, deu u
Eduardo Ratinho, que entrou no lugar de Carlinhos, deu um bom drible em um vascaíno no primeiro minuto do segundo tempo e chutou cruzado. Rafael saltou e fez ótima defesa.
No lance seguinte, Wagner Diniz entrou na área pela direita e foi empurrado por Junior César. Assim como no lance do Fluminense no primeiro tempo, Simon ignorou o pênalti.
Washington fez bom trabalho de pivô aos 10 e rolou para Fabinho. De primeira, o volante mandou à direita da trave de Rafael.
A proximidade do fim do jogo deu contornos dramáticos ao duelo dos desesperados. Insatisfeito com o empate, René Simões tirou o volante Fabinho e colocou o atacante Ciel, aos 19.
Mas foi o Vasco que abriu o placar. Aos 27 minutos, Madson cruzou da direita, a bola sobrou para Wagner Diniz, que tocou de perna direita e abriu o placar. Pinilla quase ampliou aos 32, mas Fernando Henrique espalmou e Madson não alcançou o rebote.
O Fluminense lançou-se ao ataque. Aos 33, Odvan tirou de cabeça e quase marcou contra. A bola insistia em cruzar a área vascaína sem um pé para empurrá-la. Aos 41 minutos, Ciel driblou Rodrigo Antônio e chutou rasteiro. Rafael fez linda defesa.
Em um dos últimos lances, o chileno Pinilla arriscou de muito longe e a bola só não entrou no ângulo esquerdo porque Fernando Henrique saltou e espalmou.
Ficha técnica:
FLUMINENSE 0 x 1 VASCO | |
Fernando Henrique; Carlinhos (Eduardo Ratinho), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho (Ciel), Wellington Monteiro, Arouca (David) e Conca; Everton Santos e Washington. | Rafael; Wágner Dininz, Eduardo Luiz, Fernando (Odvan), Jorge Luiz e Rodrigo Antônio; Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim) e Mádson; Alex Teixeira e Alan Kardec (Pinilla). |
Técnico: René Simões. | Técnico: Renato Gaúcho. |
Gols: .Wagner Diniz, aos 27 minutos do segundo tempo | |
Cartões amarelos: Fabinho, Everton Santos (Fluminense), Fernando, Rodrigo Antônio (Vasco). | |
Estádio: Maracanã. Data: 02/11/2008. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS). Auxiliares: Dibert Pedrosa (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ). |
Foi muito importante essa vitória do Vasco e daqui pra frente o time só tem que ganhar e continuar mostrando essa raça até o final. Para o lado do Fluminense, essa derrota complicou porque o time ainda vai enfrentar o Figueirense, quarta-feira que foi interrompido por causa de apagão. O jogo vai ser na casa do Figueira e é um confronto direto.
ResponderExcluir