[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vasco: o que esperar para 2010

27 de novembro de 2009

Vasco: o que esperar para 2010

O último jogo do Vasco contra o Ipatinga celebrou o ápice de uma intensa manifestação de amor da torcida pelo clube. Foi a primeira vez que os vascaínos tomaram o Maracanã de uma forma tão entusiasmada que o dia ficou marcado como o grande momento da carreira de Dorival Junior como treinador, segundo o próprio. Hoje, às 17h50, o Vasco volta a enfrentar o clube mineiro, desta vez, fora de casa, no Ipatingão. Será a última rodada da Série B 2009, último compromisso do Vasco no ano e última partida sob o comando de Dorival, que confirmou que deixará o clube após a partida de hoje.


As atenções em São Januário, definitivamente, não estão voltadas para esse confronto. Conquistado o acesso para a Série A e erguida a taça da Série B, o clube vive a expectativa de construir um centro de treinamento em 2010, de trazer reforços para a equipe, contratar um novo treinador e renovar contratos de, no mínimo, 70% dos atletas que atuaram nesta temporada. O nome mais próximo de acertar com o Vasco é o do atacante Dodô, que virá ao Rio nos próximos dias definir seu futuro. O Vasco fez uma proposta oficial pelo jogador que parece próximo de aceitá-la.

Os desafios são difíceis. Se o acerto com Dorival teve complicações e acabou não ocorrendo, as renovações de contrato dos jogadores também não serão fáceis. Dos 32 atletas que compõem o elenco profissional, 16 têm seus contratos terminados neste fim de ano. Dos cinco atacantes, apenas Rodrigo Pimpão tem extenso contrato até janeiro de 2013. Aloísio, Adriano, Robinho e Élton têm seus compromissos encerrados em dezembro.

– Todos estão convidados a permanecer conosco. Temos 16 atletas com contrato mais longo. No caso da outra metade do elenco, vamos analisar caso a caso. Sabemos da valorização desses jogadores e, portanto, temos a meta de manter no mínimo 70% deles - explica o diretor executivo Rodrigo Caetano.

Na zaga, a manutenção de jogadores também exigirá esforço. Das seis peças que atuaram na Série B, apenas um, Gian, tem contrato até o fim de 2011. O compromisso de Dedé com o Vasco vai até a metade do ano que vem. Já Fernando, Vilson, Titi e Rafael Morisco têm seus contratos terminados em 2009.

Contudo, mesmo dentre o grupo cujos contratos terminam em 2009, há jogadores mais perto da renovação que outros. O trio colorado Titi, Ramon e Adriano pode continuar. Tudo depende da negociação da extensão do empréstimo perante o Internacional de Porto Alegre. O clube que detém os direitos dos jogadores e já demonstrou através da figura de Newton Drummond, diretor executivo, que poderá concordar com a manutenção dos atletas no Vasco.

- Esses jogadores estão no Vasco e o clube tem a prioridade. Existe a possibilidade de a negociação ser definitiva, de prorrogação do empréstimo. Eles podem vir a permanecer no Vasco se for do interesse - explica o dirigente.

Por outro lado, o atacante Aloisio, que não marcou gol desde sua estreia em agosto, conversou com o restante do elenco nesta sexta-feira, dia 27, em São Januário, em clima de despedida. Outro que deve deixar o clube é Paulo Sérgio, uma vez que a diretoria não parece interessada em mantê-lo. As situações mais espinhosas são as do atacante Élton e do volante Nilton. Élton pertence ao São Caetano e despertou interesse por parte de clubes europeus. Segundo a diretoria do clube paulista, o Vasco teria de adquirir pela quantia de R$ 3 milhões, 50% dos direitos do jogador. Deste modo, a venda só poderia ser efetuada com aval cruzmaltino.

O caso da renovação de Nilton exige o pagamento de uma quantia por por parte do Vasco equivalente a 50% dos direitos do jogador. A diretoria do Vasco, no entanto, parece disposta a arcar com isso. Rodrigo Caetano já se reuniu com Nilton e deve anunciar sua renovação por dois anos.

Interesses do exterior

Alex Teixeira tem contrato extenso (até janeiro de 2013), mas pode ser negociado pelo clube carioca. A situação é menos problemática já que o Vasco teria retorno financeiro. Mas, ao mesmo tempo, preocupa pelo fato de o time perder um grande nome. Especula-se que uma proposta oficial pelo jogador já exista em valor que beira os 5 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões).

Carlos Alberto fica até a metade de 2010, mas pode voltar para o Werder Bremen. ao fim do contrato de empréstimo.
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar