Léo Gago (centro) comemora o terceiro gol do Vasco sobre o Atlético-PR
O Vasco venceu o Atlético-PR por 3 a 1, neste sábado, em São Januário, e se recuperou noCampeonato Brasileiro. Os cruzmaltinos contaram com o nervosismo dos paranaenses, que ficaram com nove jogadores ainda no primeiro, para conquistar a primeira vitória na competição sob o comando do técnico PC Gusmão.
Se antes da pausa para a Copa do Mundo oVasco estava em má situação e aparentando não ter forças para reagir, o reinício do Brasileirão mostrou o oposto. Em dois jogos, a equipe carioca já soma quatro pontos, já que, na última quarta-feira, havia empatado sem gols com o Goiás no estádio Serra Dourada. Antes de bater o Atlético-PR, o Vasco vinha de uma sequência de quatro partidas sem triunfar.
Na partida, dois jogadores marcaram seus primeiros gols pelo Vasco, casos do garoto Jonathan e do atacante Nunes. O volante Léo Gago completou para os cariocas. Bruno Mineiro descontou para os paranaenses. Com o resultado, os cruzmaltinos passaram o adversário na classificação e chegaram a nove pontos, na 18ª colocação. O Atlético-PR está uma posição a menos, com sete e pode terminar a rodada na lanterna.
A partida começou equilibrada, mas com o Vasco tendo a primeira boa chance aos cinco minutos. Fumagalli lançou o volante Nílton na área. O vascaíno tentou encobrir o goleiro Neto com uma cabeçada, mas acabou colocando a bola por cima do travessão. A resposta do Atlético-PR veio três minutos depois. Paulo Baier avançou sozinho e arriscou de fora da parea. Só que mandou longe do gol de Fernando Prass.
Aos poucos, os paranaenses foram tendo o domínio da posse de bola. O Vasco dava espaço e deixava o Atlético-PR chegar perto do gol. Para impedir os chutes com perigo, os cariocas começaram a apelar para as faltas. No entanto, quando os visitantes eram melhores, os donos da casa abriram o placar. O atacante Jonathan foi lançado na entrada da área e, sozinho, chutou para abrir o placar aos 19 minutos. A bola quicou e enganou Neto, que nada pode fazer.
O gol animou os vascaínos, que passaram a dominar o jogo e ter mais facilidade para atacar. Atrás no placar, o Atlético-PR teve que abrir mais e começou a dar espaço para os cruzmaltinos. Com isso, o Vasco chegou ao segundo gol após o zagueiro Eli Sabiá fazer pênalti em Jonathan. O atacante Nunes cobrou com categoria aos 25 minutos minutos para ampliar o placar em Januário.
O segundo gol do Vasco fez os jogadores paranaenses ficarem nervosos. O goleiro Neto deixou uma bola fácil escapar, mas contou com sorte de não ter nenhum vascaíno por perto. Para piorar, aos 30 minutos, o volante Chico fez falta violenta em Rômulo e recebeu o cartão vermelho diretamente pelo árbitro deixando o Atlético-PR com um homem a menos.
A situação dos visitantes ficou complicada seis minutos depois. O zagueiro Eli Sabiá, que já tinha cartão amarelo, reclamou com o árbitro de uma marcação e recebeu o segundo amarelo. Com isso, também foi expulso e deixou o Atlético-PR com nove jogadores em campo.
Com a partida nas mãos, o Vasco passou a tocar a bola e buscar o gol com traquilidade. Aos 39 minutos, o lateral-esquerdo Carlinhos chutou com efeito e obrigou o goleiro Neto a fazer grande defesa e impedir o terceiro. Dois minutos depois, Nílton arriscou de longe e Neto espalmou para tirar o perigo. No entanto, mesmo com dois a menos, o Atlético-PR conseguiu diminuir aos 47 minutos. Após cobrança de escanteio, Nílton furou e a bola sobrou para Bruno Mineiro finalizar para o gol no que foi o último lance da etapa inicial.
O segundo tempo começou com o Vasco tendo a posse de bola. Logo aos três minutos, o volante Léo Gago chutou de fora da área. A bola bateu no travessão e foi para fora. O lance animou os donos da casa, que seguiram pressionando o Atlético-PR. Os paranaenses apenas se defendiam tentando impedir a ampliação do placar. Com isso, os cariocas passaram a buscar mais os chutes de fora da área.
Somente aos 14 minutos, o Vasco voltou a chegar com perigo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Fumagalli, que colocou no canto, mas o goleiro Neto fez grande defesa. De tanto insistir, os cruzmaltinos chegaram ao terceiro aos 17 minutos. Léo Gago arriscou de fora de área e acertou o canto direito de Neto, que não conseguiu chegar na bola.
A partida permaneceu a mesma, com o Vasco pressionando em busca do gol e o Atlético-PRsomente se defendendo. Os cariocas tiveram outra boa chance aos 29 minutos quando Jonathan fez grande jogada individual e chutou cruzado. No entanto, a zaga paranaense tirou em cima da linha o que seria o querto gol cruzmaltino.
Com o jogo sob controle, o Vasco foi diminuindo o ritmo e passou a tocar mais a bola no campo de ataque. Já o Atlético-PR, temendo sair de São Januário com uma goleada na mala, limitou-se a defender e em nenhum momento incomodou o goleiro Fernando Prass. Assim, as duas equipes apenas esperaram o árbitro dar o apito final.
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ 3 X 1 Atlético-PR
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de julho de 2010 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Jossemmar Moutinho (PE)
Renda: R$ 72.930,00
Público: 4.530 pagantes
Cartões amarelos: Fumagalli (Vasco); Rhodolfo (Atlético-PR)
Cartões vermelhos: Chico e Eli Sabiá (Atlético-PR)
Gols: VASCO: Jonathan, aos 19min do primeiro tempo; Nunes, aos 25min do primeiro tempo; Léo Gago, aos 17min do segundo tempo; ATLÉTICO-PR: Bruno Mineiro, aos 47min do primeiro tempo
VASCO: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Titi e Carlinhos; Rafael Carioca, Nilton (Léo Gago), Rômulo e Fumagalli (Allan); Jonathan e Nunes (Bruno Paulo)
Técnico: Paulo César Gusmão
ATLÉTICO-PR: Neto; Leandro, Rhodolfo e Eli Sabiá; Wagner Diniz, Chico, Fransérgio, Paulo Baier (Deivid) e Paulinho; Branquinho (Maikon Leite) (Bruno Costa) e Bruno Mineiro
Técnico: Paulo César Carpegiani
Fonte: Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar