[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Ricardo Gomes antecipa previsão e deixa hospital neste domingo

18 de setembro de 2011

Ricardo Gomes antecipa previsão e deixa hospital neste domingo

Ricardo Gomes antecipa previsão e deixa hospital neste domingo
Depois de 21 dias internado, técnico do Vasco teve alta pela manhã

Ricardo Gomes deixa o hospital após 21 dias de internação
A previsão dos médicos neste sábado era que Ricardo Gomes tivesse alta na terça-feira. Mas o técnico do Vasco já deixou o hospital na manhã deste domingo, 21 dias depois de ser internado devido a um acidente vascular cerebral (AVC), sofrido durante o clássico com o Flamengo, no Engenhão.

Às 11h30m deste domingo, a junta médica que cuidou de Gomes vai dar uma coletiva de imprensa para explicar os motivos da antecipação da alta e os procedimentos seguintes para recuperação total do técnico.

O boletim médico deste sábado já informava que Gomes estava lúcido, com “ótimo nível de raciocínio”, respirava sem a ajuda de aparelhos e alimentava-se normalmente.

Entenda o caso:
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clovis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião. [Por Rafael Cavalieri - Rio de Janeiro]



De acordo com o neurocirurgião José Antônio Guasti, responsável pela cirurgia no treinador no dia 28, Gomes deve voltar as atividades em breve, assim que estiver totalmente recuperado.

"Ele está em casa, feliz, perfeitamente lúcido, recuperando toda habilidade motora do lado direito. É questão de tempo para ele retomar suas atividades. Pela recuperação rápida dele, todo mundo pode ter grandes surpresas", disse Guasti.

"Ele movimenta o lado direito, braço e perna, com limitações. Articula bem as palavras. A recuperação foi boa e agora vai prosseguir fazendo exames de rotina. Não vai mais precisar fazer cirurgia", completou.

O clínico-intensivista Fábio Guimarães Miranda disse que a recuperação de Gomes foi acima da média e que o treinador vai fazer um tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia para exercitar a musculatura. Falou ainda sobre os cuidados que o comandante vascaíno deve ter de agora em diante.

"O principal [cuidado] é controlar a hipertensão arterial. É algo que todos têm de controlar, é um mal silencioso. Também deve ter cuidado com a alimentação", disse Guimarães, que afirmou que o hospital não tem como identificar a causa do AVE.

"Isso poderia ter acontecido em casa, não tem como medir o nível de estresse de cada um. Mas nós nunca tememos pelo pior. O que deixou todos tranquilos foi a jovialidade dele, o fato dele ser atleta, ter um cuidado com a saúde, além da agilidade na cirurgia assim que ele sofreu o AVE", disse.




Para Diego Souza, vitória do Vasco aumenta pressão no Corinthians
Jogador mostra serenidade ao falar sobre liderança e pede repeteco da torcida vascaína para o jogo da próxima quinta-feira

Destaque da partida, Diego Souza diz entender que a grande importância da goleada sobre o Grêmio, que levou o Vasco para a primeira posição do Campeonato Brasileiro (melhores lances ao lado), é impor ao Corinthians uma pressão maior por um bom resultado no clássico diante do Santos, nesta tarde deste domingo, no Pacaembu.

- A importância é que põe pressão no Corinthians. O São Paulo também venceu e com isso as equipes que estão atrás têm que buscar vencer seus jogos. A gente já fez o nosso papel – declarou o camisa 10 vascaíno.

Independentemente do resultado do rival paulista na rodada de logo mais, o cruz-maltino demonstra tranqulidade ao falar sobre a disputa pelo topo da tabela.

- Chegamos onde a gente queria, mas ainda faltam 14 rodadas. A gente sabe que o que vale é o título, queremos muito isso. Se for para ficarmos na liderança, temos que vencer o máximo de jogos e fazer pressão nos que estão atrás – revelou o autor do segundo gol contra o Tricolor Gaúcho.
Diego Souza comemora o segundo gol do Vasco sobre o Grêmio (Foto: Alexandre Loureiro/Fotocom.net)

Na próxima quinta-feira, o Vasco tem mais um jogo dentro de São Januário quando irá encarar o Atlético-GO. Diego destacou o valor da presença do torcedor e espera ver as arquibancadas tão cheias como viu na noite de sábado (maior público de São Januário no Brasileiro, com 16.014 pagantes).

- Muito importante a presença da torcida, ela veio, apoiou, conseguiu nos empurrar e com esse incentivo acontecendo a gente fica mais forte. Espero que na próxima partida ela nos ajude mais uma vez.

Por Fábio Leme
Rio de Janeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar