[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vasco dá nó tático no Bahia, vence e é líder absoluto do Brasileirão

23 de outubro de 2011

Vasco dá nó tático no Bahia, vence e é líder absoluto do Brasileirão

Vasco vence o Bahia por 2 a 0 e recupera a liderança do Campeonato Brasileiro
Felipe marcou o primeiro gol do triunfo vascaíno neste domingo, contra o Bahia, pela 31ª rodada
Foto: Felipe Oliveira / Agif/Gazeta Press

RIO - Depois de quatro rodadas, o Vasco é novamente o líder do Campeonato Brasileiro. O time carioca fez uma boa partida neste domingo e venceu o Bahia por 2 a 0 no estádio Pituaçu, em Salvador. Beneficiado pel empate entre Corinthians e Internacional, a equipe de Cristóvão Borges agora soma 57 pontos, dois a frente dos paulistas. Os gols foram marcados por Felipe e Diego Souza, os dois destaques do time neste domingo.

O time carioca não vencia um jogo em Salvador há 20 anos, ou 14 confrontos - o último triunfo havia sido contra o Vitória, em 1991. Além disso, o Vasco não derrotava o Bahia pela Série A desde o ano 2000 - de lá para cá, foram cinco encontros, com três reveses e dois empates.

Para completar, a equipe do Rio também encerrou o jejum dos cariocas contra o rival tricolor de Salvador na Série A de 2011. Até então, haviam sido sete duelos, com três vitórias para os baianos (duas contra o Fluminense e uma contra o Flamengo) e quatro empates (dois com o Botafogo, um contra o Flamengo e um contra o Vasco).

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta São Paulo em São Januário. Para esta partida, o time não terá Diego Souza. O meia-atacante recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já o Bahia, que ainda luta contra o rebaixamento, viaja até Florianópolis para enfrentar o Figueirense.

O Vasco teve que mudar sua escalação em cima da hora, pois o atacante Élton foi vetado por causa de uma dor de garganta. Com Diego Souza adiantado para o ataque e quatro volantes no meio-campo, o torcedor vascaíno poderia desconfiar de um time que atuaria retrancado e usando os contra-ataques. E no início, o Bahia foi melhor. Poderia até ter inaugurado o placar aos 8 com Dodô, que fez bela jogada na entrada da área e chutou para fora, e aos 9, com um chute de Fabinho que acertou o travessão.

Mas depois do susto inicial, o Vasco melhorou e tomou conta na partida. Pesou na mudança de postura, a decisão que o técnico Cristóvão Borges tomou depois que o volante Eduardo Costa sentiu uma lesão. Ele colocou Nilton em campo, deslocou Jumar para a lateral-esquerda e deu liberdade para Felipe jogar no meio-campo.

O Vasco cresceu e só não abriu o placar aos 17 porque o árbitro errou ao marcar impedimento num lance em que Diego Souza concluiu para o gol.

Aos 23, o Vasco chegou ao gol. Felipe pegou a bola na intermediária, passou pelo zagueiro do Bahia e chutou de fora da área acertando o ângulo direito do goleiro Marcelo Lomba. Um golaço.

Depois do gol, o Vasco sempre foi melhor e poderia ter ampliado com Diego Souza e em duas oportunidades com Éder Luís.

- O Cristóvão me colocou na lateral, mas me deu liberdade para atacar. Às vezes, mesmo com muitos volantes não quer dizer que vamos jogar atrás. Agora é manter o ritmo para conseguir essa vitória importante - analisou Felipe.

O Vasco voltou para a etapa final mantendo o mesmo ritmo. O time poderia até ter ampliado o placar se tivesse caprichado um pouco mais nas finalizações. Fágner, aos 11, recebeu livre de Diego Souza e isolou a bola. Cinco minutos depois, Felipe teve a chance e chutou fraco em cima de Marcelo Lomba. Na sequência, Nilton arriscou de longe e levou perigo ao gol do Bahia.

Nos minutos finais, o Vasco administrou a vantagem e no final chegou ao segundo. Após o lançamento de Fernando Prass, Diego Souza escorou de cabeça para Bernardo. O meia tocou para Diego, que invadiu a área e bateu de bico no canto esquerdo do goleiro Marcelo Lomba. Uma vitória importante que coloca o Vasco mais perto do título.
O show da torcida do Vascão na Bahia. Parecia São Januário!

A área exclusiva para torcedores do Vasco não foi suficiente para a enorme presença de vascaínos que se misturaram aos Tricolores para acompanhar o duelo (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Com o triunfo, o Vasco chegou aos 57 pontos e recupera a liderança da Série A. Isso, por causa também do tropeço do Corinthians, que empatou com o Inter em Porto Alegre por 1 a 1 e estacionou nos 54. Já o Bahia permaneceu com seus 36 pontos e, agora, corre maior risco de rebaixamento. O último time fora da zona é o Ceará, com 32, mas o Cruzeiro - 17º colocado com 31 - entra em campo às 18h, contra o Atlético-GO.

Na próxima rodada, o Vasco irá encarar o confronto direto contra o São Paulo, que também briga pelas primeiras posições da tabela. O duelo será realizado em São Januário, no domingo, 30 de outubro, às 16h (de Brasília). O Bahia, por sua vez, encara o embalado Figueirense, no mesmo dia e horário, mas no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Ambos os confrontos são válidos pels 32ª rodada do certame.

Vídeo: Bahia 0 x 2 Vasco - 23/10/2011 Brasileiro Série A

Bahia 0 x 2 Vasco

Local: Pituaçu

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)

Cartões Amarelos: Titi, Fahel e Lulinha (Bahia) e Diego Souza e Fágner (Vasco)

Gol: Felipe aos 23 minutos do primeiro tempo e Diego Souza aos 47 minutos do segundo tempo para o Vasco


Bahia: Marcelo Lomba, Gabriel, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho e Hélder (Ávine); Reinaldo (Júnior), Souza e Jones (Lulinha). Técnico: Joel Santana.

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Rômulo e Allan; Diego Souza e Éder Luís. Técnico: Cristóvão Borges.

O Globo / Terra

Fagner e Diego Souza são desfalques de Cristóvão contra o São Paulo
Suspensos pelo terceiro amarelo, dupla já tem ausência lamentada pelo time. Treinador deve escalá-los contra o Aurora, pela Copa Sul-Americana

Dois dos maiores destaques do Vasco no Campeonato Brasileiro deixam Salvador, onde a equipe derrotou o Bahia por 2 a 0, nesta tarde, já cientes de que não poderão enfrentar o São Paulo, no próximo domingo, em São Januário. Fagner e Diego Souza receberam o terceiro cartão amarelo, e o técnico Cristóvão Borges terá de mexer na formação. Em contrapartida, crescem as chances de a dupla ser utilizada na quarta-feira, contra o Aurora, da Bolívia, pela partida de volta das oitavas da Copa Sul-Americana.

- Ainda vou avaliar as condições dos dois, o desgaste tem sido grande. Mas, estando fora do Brasileirão, a possibilidade existe - confirmou o comandante, que provavelmente mesclará o time entre titulares e reservas. O Gigante da Colina precisa vencer por três gols de diferença.

Allan, que substituiu Elton, gripado, diante do Tricolor Baiano, deve ser deslocado para a direita. E Bernardo ou Juninho, que se recupera de lesão, entrará na vaga de Diego Souza, que tem atuado como meia-atacante. O zagueiro Renato Silva, que cumpriu gancho, retorna.

O meia Felipe lamentou não poder contar com os dois companheiros. O golaço marcado pelo camisa 6, o primeiro do triunfo que recolocou o Vasco na liderança, contou com a participação de Diego, que fez o segundo sobre o Bahia.

- Eles vivem um grande momento, e teremos de suprir essas ausências. Vinham em um ritmo bom, vão fazer falta. Mas estamos preparados - garantiu.


Por André Casado
globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar