[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Sorato vê Bernardo como sucessor para posto de herói do Vasco

29 de novembro de 2011

Sorato vê Bernardo como sucessor para posto de herói do Vasco

Ex-atacante decidiu o Brasileiro de 1989 para o Cruz-maltino em final contra São Paulo

“Os jogadores acreditam, isso é o mais importante”. Dessa forma o ex-atacante Sorato, herói do título do Vasco no Brasileiro de 1989, analisou as esperanças de o título ficar em São Januário no próximo domingo (4). Para isso, o ídolo aponta quem poderá repetir seu feito.

Empolgado com a campanha cruz-maltina, Sorato, aos 42 anos, se encanta com o futebol de Bernardo. Jovem como ele era na campanha de 21 anos atrás, o ex-centroavante o vê como predestinado, conforme revelou à reportagem.

- Contra o Fluminense, o Bernardo mostrou que está bastante focado, preparado para decidir. Ele é garoto e, mesmo sendo reserva, tem feito gols importantes. De repente pode ser ele que vai decidir e dar o título ao Vasco.

Sorato fala com a autoridade de quem entrou para a história do Vasco aos 20 anos. No dia 16 de dezembro de 1989, cabeceou com perfeição cruzamento preciso de Luis Carlos Winck, marcando o gol do triunfo por 1 a 0 diante do São Paulo, no Morumbi, que decidiu o título.

- Na época eu não tinha noção do que aquilo representava.  Fazia só um ano que eu estava no profissional. Hoje tenho a dimensão do que foi. Aonde vou os vascaínos falam comigo. Foi um título bonito, muito marcante, fora de casa, contra o São Paulo que era muito forte. Depois daquilo eles ganharam quase tudo o que disputaram.

No entanto, naquela tarde de domingo o Vasco precisava apenas dele para ser campeão. Assim como ocorreu nas conquistas de 1974, 1997 e 2000. Agora, o time, além de precisar vencer o Flamengo, domingo, no Engenhão, terá de torcer para o Palmeiras derrotar o Corinthians.

- Depois que o Corinthians abriu essa vantagem de dois pontos, o Vasco está consciente que tem de fazer a sua parte para ter chance. No último jogo mostrou bem isso. Os jogadores compreenderam e acreditam, isso é o mais importante. É difícil, complicado, mas tudo pode acontecer. São resultados possíveis.

Acreditando em uma tarde épica no Engenhão, Sorato prometeu comparecer ao estádio, já que revelou ficar muito nervoso em casa. Com um recente retrospecto ruim em decisões diante do Flamengo, o torcedor cruz-maltino pode se apegar ao passado de Sorato.

Em sua estreia nos profissionais, marcou dois gols no rival, em triunfo por 3 a 1, em 1988. Em seguida, o Vasco seria campeão diante do Flamengo, em uma época em que os cruz-maltinos costumavam levar a melhor em duelos decisivos.

- É um momento importante para que isso aconteça. A fase do Vasco é melhor que a do Flamengo, o time está embalado. Só torço para que não perca nenhum jogador na quarta-feira [contra a La U pela Sul-Americana] e chegue inteiro no domingo. [R7]


Vasco poupa Felipe e garante Juninho na Sul-Americana

 O Vasco embarcou para Santiago nesta segunda-feira com o grupo praticamente completo. Para o segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, diante do Universidad do Chile, na quarta, o técnico Cristóvão Borges só não contará com o meia Felipe, poupado para o clássico com o Flamengo, no domingo. O jogo poderá definir o título do Brasileirão.
Juninho Pernambucano posa junto a torcedor no aeroporto (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
Cristóvão relacionou até Juninho Pernambucano, que deixou o duelo com o Fluminense, no domingo, com dores no ombro e cansaço muscular. "Estava sentindo muitas dores quando saí de campo, mas estou me recuperando e queria muito ir para esse jogo. Quero estar com o grupo nesse momento decisivo para ajudar o Vasco a buscar essa vaga na final", disse o meia.

Juninho só viajou com a delegação porque está suspenso para o confronto com o Flamengo. Já Diego Souza é uma das apostas de Cristóvão Borges na Sul-Americana. O meia embarcou para o Chile mesmo depois que a comissão técnica refez as contas nos cartões amarelos e descobriu que o atleta não estaria suspenso no domingo.

O desgaste físico, contudo, não preocupa o grupo. "Há uma euforia. O desgaste existe, mas temos conseguindo recuperar bem de um jogo para outro", afirmou o técnico Cristóvão Borges. "Estamos emocionalmente muito fortes. Já são mais de 70 jogos no ano, depois de um início de temporada horroroso. Ninguém esperava que esse time pudesse dar essa virada", comentou o goleiro Fernando Prass. "Agora faltam quatro jogos para entrarmos para a história. Temos que nos dedicar ao máximo um pouco mais".

Na quarta-feira, o Vasco precisa de uma vitória simples para superar o empate por 1 a 1 na ida e garantir sua vaga na final. Uma igualdade sem gols classifica o Universidad do Chile e um empate por dois ou mais gols assegura o time carioca na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar