[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vascaínos de todo o país chegam ao Rio para decisão e esperam dar sorte

4 de dezembro de 2011

Vascaínos de todo o país chegam ao Rio para decisão e esperam dar sorte

Vascaínos de todo o país chegam ao Rio para decisão e esperam dar sorte
Trio baiano deixa Feira de Santana às 2h deste sábado e ainda consegue pegar o treino em São Januário. E tem torcida potiguar, mineira, paulista...

Entre os cerca de mil torcedores que assistiram ao treino deste sábado, em São Januário, muitos vieram de longe. Alguns até pisaram no Rio de Janeiro pela primeira vez. É o caso do trio baiano formado por Neno Alves e os tios Cláudia e Jhonatan Serqueira, que saiu de Feira de Santana às 2h da madrugada e, de malas na mão, seguiu para a Colina para registrar e coroar os últimos momentos de um ano mais do que especial.

Sem pestanejar, eles garantem que darão sorte e que o título ficará com o Vasco. A confiança é tão grande que as passagens estão compradas há seis meses e as reservas do hotel para este fim de semana já estão feitas desde o primeiro turno do Brasileirão. A combinação para a volta olímpica, porém, não é simples: além de derrotar o Flamengo, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão, é preciso que o Corinthians perca para o Palmeiras, no Pacaembu.
Neno Alves e os tios Cláudia e Jhonatan Serqueira saíram de Feira de Santana para Salvador e depois para o Rio: vale tudo para ver o  Vasco pentacampeão brasileiro (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

- Eu tinha a intuição de que estaríamos brigando até o fim, e estamos aqui. A corrente pelo Vasco é muito grande. Fomos a Pituaçu na vitória sobre o Bahia e agora estamos conhecendo o Rio, São Januário e seremos um dos primeiros a entrar pelo portão do Engenhão - afirmou Jhonatan, com os olhos vermelhos pelo cansaço da longa viagem.

Os ingressos foram adquiridos pela internet, o que assegurou uma viagem de 1.600 km mais tranquila. Segundo Neno, a vitória sobre o Rubro-Negro será por 3 a 0.

- Os gols vão ser do Alecsandro, do Bernardo e do Dedé. E o Vanderlei (Luxemburgo) vai ser expulso ainda - brincou, fazendo uma previsão otimista.

Sotaque mineiro
De Governador Valadares, o casal Eduardo e Fernanda Duarte já está vivendo o clima da “final” desde sexta-feira. Apesar da vontade de gritar "é campeão" e terminar a temporada com dois títulos na conta (o Vasco abocanhou a Copa do Brasil, em julho), há a dúvida quanto à dependência do duelo entre Palmeiras e Corinthians, no mesmo horário.

- Principalmente se o Ricardo Gomes estiver lá, acho que não perdemos o jogo e nem o título. Eu também quero dar muita sorte (risos). O complicado é ter que ficar de olho “lá”, com essa força que se faz para o Corinthians ser campeão... - resignou-se Eduardo.
Torcedores se amontoam do lado de fora da sala
de troféus (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

A Colina também recebeu uma família potiguar, muitos paulistas com a camisa do Palmeiras (alguns eram cariocas que se uniformizaram para pedir uma forcinha)... Tudo para motivar o time a superar mais esse desafio em 2011 e conquistar o pentacampeonato nacional.

Sala de troféus multiplica visitação
O possível destino da taça de campeão brasileiro foi alvo de visitação multiplicada neste sábado. Como havia muitos turistas, foi preciso formar uma fila na entrada da sala de troféus do clube para que todos pudessem observar de perto as maiores conquistas vascaínas. Por volta das 13h, após o treinamento, aproximadamente 50 pessoas povoavam a entrada social.



Fla ironiza vices do Vasco, mas chegou mais vezes em segundo
Caso não leve a taça, time da Colina chegará em segundo lugar pela 36ª vez, contra 40 do rival. Rubro-negros levam vantagem no confronto direto

Muitos torcedores do Flamengo que vão ao Engenhão neste domingo estão empolgados com a possibilidade de cantar "vice de novo" para os vascaínos. A melodia ecoa em estádios do Rio desde o tricampeonato estadual conquistado pelos rubro-negros sobre o time da Colina em 1999/2000/2001. O Vasco não vence o Flamengo em decisões desde o Carioca de 1988 (veja o vídeo), mas, na estatística geral, pode provocar o rival quando o assunto é o número de vices em todas as principais competições disputadas na história. O Flamengo já terminou em segundo lugar 40 vezes. O Vasco, 35.

No confronto direto, no entanto, a vantagem é do Flamengo. O time já foi 12 vezes campeão com o rival como vice. O Vasco já comemorou 11 vezes com o Flamengo em segundo.

No levantamento, não foram consideradas finais de turno do Campeonato Carioca. No estadual deste ano, por exemplo, o Flamengo deu a volta olímpica diante da torcida do Vasco na decisão da Taça Rio (veja o segundo vídeo), mas o vice da competição, contando toda a campanha, foi o Fluminense. Nesses critérios, a última vez que o Flamengo foi campeão sobre o Vasco foi na Copa do Brasil de 2006.

Em alguns anos, por conta do formato das competições, existe polêmica sobre quem foi o vice. No Torneio Rio-São Paulo de 1957, Flamengo e Vasco terminaram empatados na segunda colocação , com 11 pontos. O Rubro-Negro é considerado vice por ter melhor saldo de gols (8 contra 3). Porém, o Vasco aparece como vice em algumas publicações por ter vencido o Flamengo no confronto direto na competição (1 a 0, no dia 08/05/57).

Situação parecida acontece no estadual de 1961. Fla e Vasco terminaram na segunda

colocação com o mesmo número total de pontos (30), mas os rubro-negros tinham maior saldo de gols.

O meia Felipe, campeão carioca pelo Flamengo em cima da equipe cruz-maltina em 2004, não gosta quando os rubro-negros chamam o Vasco de vice.

- Para ser vice, tem que chegar à final. Se chegou, é porque tem mérito. Infelizmente, só um pode ganhar e na nossa cultura, o segundo lugar não serve. O Vasco é um time grande, e isso vem de berço. Essa é uma final diferente, porque só o Vasco está buscando o título, mas não depende só de nós.




Globoesporte.com
Por André CasadoRio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar