[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Paulo Autuori: "Optei por uma coisa chamada tradição e história"

23 de março de 2013

Paulo Autuori: "Optei por uma coisa chamada tradição e história"

Autuori diz que tradição do Vasco pesou e cita Guardiola O novo técnico do Vasco, Paulo Autuori, disse que a tradição e história do clube pesaram decisivamente para que aceitasse o convite para comandar o time cruzmaltino. Ele chegou a citar como exemplo a opção do treinador Pep Guardiola, que, diante de propostas milionárias de diferentes clubes, optou por treinar o Bayern de Munique.

“Detesto comparações, e cito o caso do Guardiola apenas para ilustrar. Hoje, o melhor técnico do mundo optou em ir para o Bayern, deixando de lado propostas financeiras altíssimas. Ele optou por tradição e história. Eu, opto pela tradição. Entrei aqui em São Januário em outras situações. Senti dentro de mim que não sou nada diante da grandiosidade, história e tradição deste clube”, afirmou, em entrevista coletiva na qual foi apresentado oficialmente.

Com um discurso sem grandes promessas, Autuori disse que, ao optar pelo Vasco, acreditou nas pessoas que comandam o clube, citando os nomes do presidente Roberto Dinamite, e de Renê Simões e Ricardo Gomes, responsáveis pela gestão do futebol do clube.

Autuori assume o Vasco em crise. O time vem de três derrotas consecutivas, para Botafogo, Volta Redonda e Nova Iguaçu, depois de ter chegado à final da Taça Guanabara. Para o técnico, a equipe ficou abatida depois da derrota para o Botafogo, o que levou às perdas diante dos times pequenos.

“Se o time chegou à final, foi competente para fazê-lo. Houve abatimento nos dois jogos. Aí que vou trabalhar, não vou permitir. O Vasco é um clube vencedor, todos sabem da grandeza do Vasco. Tem que saber absorver as pancadas, não responder com palavras, e sim com atitudes. Fazer as coisas acontecerem. Ou não”, observou.

"Hoje quando entrei aqui senti que não sou nada. Não considero um desafio. Quero acabar com essa imagem de arrogância da classe" Paulo Autuori


O novo treinador declarou ser vascaíno de coração, mas minimizou a paixão pelo clube. Segundo Autuori, isso não foi decisivo para o acerto. Ele disse que buscava um lugar que desse condições de se aprofundar na estrutura interna e garantiu que ainda não discutiu valores e tempo de duração de seu contrato.

“Não falamos de duração e valores. Minha preocupação era saber se teria aquilo que me fez voltar ao Brasil: eu poder me aprofundar na estrutura do futebol do clube. Vou voltar à essência de ser técnico”, comentou. (Terra)


Hoje quando entrei aqui senti que não sou nada. Não considero um desafio. Quero acabar com essa imagem de arrogância da classe"
Paulo Autuori
Na apresentação, o presidente Roberto Dinamite disse que a chegada de Autuori significa mais um passo no processo de reformulação do clube. Exultante, o diretor René Simões citou frases do ex-pugilista Muhammad Ali e afirmou que a chegada de Paulo Autuori representa a realização de um sonho.
- Passamos uma mensagem: o Vasco não é um time de segunda linha. Esta é a grande mensagem que fica. E quero que isso chegue principalmente para os torcedores. Espero que o Paulo contagie a todos. Que ele seja um vírus e que o Gigante da Colina desperte de uma vez - declarou.
René ainda afirmou que não foram definidos valores e tempo de contrato com o técnico.
- Não sei o tempo de contrato, nem de valores, não discutimos isso. Pode perguntar para o Paulo.
Satisfeito por voltar a trabalhar no Brasil, Autuori reconheceu que espera dificuldades à frente do Vasco, que perdeu as duas partidas que disputou na Taça Rio até agora, porém transmitiu uma mensagem de confiança já na primeira conversa com os jogadores no vestiário de São Januário.
Passamos uma mensagem: o Vasco não é um time de segunda linha. Esta é a grande mensagem que fica. E quero que isso chegue principalmente para os torcedores"
René Simões
- Falei no vestiário: futebol te permite competir e, mesmo enfrentando adversários mais fortes, te permite ganhar. Não vou admitir abatimento, pois estou num clube vencedor, que foi pioneiro em abrir oportunidade contra o preconceito. Não podemos nos abater com críticas e pancadas. Vamos chegar às semifinais de novo, repetir o filme, mas temos que modificar o final. Esse foi o desafio já lançado hoje no vestiário.
Paulo Autuori pediu para não ser chamado de "professor" por qualquer pessoa dentro de São Januário, seja jogador, integrante da comissão técnica, dirigente ou funcionário.
- Pedi aos jogadores: não me chamem de professor, meu nome é Paulo.
Exigência do treinador, Ricardo Gomes continua no clube
Durante a entrevista, Roberto Dinamite confirmou a permanência de Ricardo Gomes. O diretor técnico afirmou que seu trabalho tende a seguir os mesmos moldes com a chegada de Autuori.
- Estou muito satisfeito de fazer parte dessa equipe. A parceria vai ser como foi com o Gaúcho, mas o Paulo não é o Gaúcho, o trabalho é diferente. O Gaúcho teve grande importância no Vasco. Conheci o Paulo, ele chegando ao Benfica, e eu tentando uma possibilidade de prolongar minha carreira como jogador.
Venho com muita vontade. Não poderia deixar de trabalhar com esse símbolo de vitória que é o Ricardo. Para todos nós, é uma satisfação estar ao lado de uma pessoa que simboliza a vitória, como desportista e como homem"
Paulo Autuori
Autuori, que condicionou sua vinda para o clube à permanência de Ricardo Gomes, rasgou elogios ao diretor técnico.
- Venho com muita vontade. Não poderia deixar de trabalhar com esse símbolo de vitória que é o Ricardo. Para todos nós, é uma satisfação estar ao lado de uma pessoa que simboliza a vitória, como desportista e como homem - afirmou o novo comandante vascaíno.
Antecessor de Autuori, Gaúcho foi lembrado em dois momentos da entrevista. O treinador destacou o "belo trabalho" do profissional demitido depois da derrota para o Nova Iguaçu, quarta-feira. Já o presidente Roberto Dinamite agradeceu o trabalho desenvolvido no início deste ano.
- Acima de qualquer coisa, o Gaúcho é um amigo, e vai ser assim até que eu saia dessa fase na Terra - afirmou Dinamite.
Globoesporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar