[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Ramon: 'Minha vontade é permancer no Vasco'

8 de maio de 2009

Ramon: 'Minha vontade é permancer no Vasco'

foto: Globoesporte.com
Ramon Vasco
Há quatro meses no Rio de janeiro, lateral capixaba já é ídolo da torcida do Vasco

No final de 2008, o Vasco passava pelo momento mais vergonhoso embaraçoso de sua história, ao ser rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro. Desde então o clube se restruturou e o time foi totalmente modificado. Sem dinheiro, o Vasco passou a apostar em jovens jogadores indicador pelo técnico Dorival Junior. Se a desconfiança deu o tom no início, as boas atuações da equipe no Campeonato Carioca conquistaram a torcida, que já acredita que 2009 será um ano bem diferente do passado recente do Vasco.

E um dos destaques deste novo Vasco é o lateral-esquerdo Ramon. O capixaba, de Cachoeiro de Itapemirim, caiu nas graças da torcida. Apontado pelos especialistas como um dos principais laterais em atividade no futebol brasileiro na atual temporada, Ramon recebeu na última segunda-feira os prêmios de melhor lateral-esquerdo e revelação do Campeonato Carioca, superando, no primeiro caso, o consagrado Juan, do Flamengo.

Em um bate-papo com o gazeta online, Ramon fala sobre a sua vontade de permanecer no Vasco, apesar da imposição do Internacional de que ele retorne a Porto Alegre ao final de seu empréstimo, além da expectativa para a estreia na Série B, contra o Brasiliense neste sábado.

Confira os principais trechos da entrevista com Ramon!

PRÊMIOS


Me surpreendi. Juro que não esperava pelo prêmio de melhor lateral-esquerdo do Campeonato Carioca. Achei que o Juan ia levar. Ele já ganhou várias vezes esse prêmio, foi eleito o melhor lateral do Brasileirão do ano passado e é um jogador do grupo da seleção brasileira. Além disso, ele foi campeão com o Flamengo e decisivo nos jogos finais. Fiquei muito feliz, até por vencer essa briga particular e saudável com o Juan no meu primeiro Campeonato Carioca.

Já o prêmio de Revelação eu até esperava. Até porque, dos jogadores que concorriam, eu fui o que mais teve sequência e fui titular durante todo o campeonato. Agora é fazer um bom trabalho na Série B para colocar o Vasco de volta no seu devido lugar.


SÉRIE B

Desde do início do trabalho, em janeiro, no Espírito Santo, o objetivo do Vasco era a Série B. É claro que o Carioca e a Copa do Brasil são muito importantes, mas o objetivo maior é a segunda divisão. Sabemos que o Vasco será o time a ser batido, mas estamos preparados. O jogo de amanhã (sábado) contra o Brasiliense vai ser complicado até por se tratar de uma estreia. Mas eu tenho certeza que São Januário vai estar lotado e vamos precisar muito do apoio da torcida.


TORCIDA

Peço para a torcida ter um pouco de paciência. A Série B é um campeonato muito diferente, feio e disputado. Vão ter jogos que vamos ganhar com um gol aos 43 do segundo tempo, depois daquele bate-rebate. Mas a torcida tem que entender que vamos estar fazendo o possível para somar o maior número de pontos e tentar o mais rápido o possível o acesso para a Série A e depois o título. O objetivo é fazer uma campanha impecável, assim como o Corinthians em 2008.


COPA DO BRASIL

É uma competição muito importante, e queremos o título, já que o Vasco não conquista nenhuma competição desde 2003. O Dorival ainda não nos passou nada sobre poupar jogadores na Série B enquanto estivermos na disputa da Copa do Brasil. Acredito que ninguém vai querer ser poupado. Sei que teremos viagens longas, principalmente para o Nordeste, mas estamos muito bem preparados fisicamente e prontos para a maratona. Se o Dorival for poupar jogadores, ele vai arranjar uma confusão com o grupo, porque ninguém quer ficar de fora neste momento e dar brecha para outros jogadores (risos).


Ramon Vasco
Em janeiro, Ramon foi apresentado em Vila Velha
ESPÍRITO SANTO

O Vasco e o Espírito Santo têm uma ligação muito forte. Principalmente neste ano. Tivemos um contato muito intenso com a torcida na pré-temporada. Nunca tinha passado por uma situação parecida.

FUTEBOL CAPIXABA
Nosso futebol infelizmente não tem um clube de ponta no Brasil. Jogadores nós temos, só não temos dirigentes que dirijam o futebol de maneira correta.

Mas sempre acompanho o futebol capixaba. Até porque tenho vários amigos ai, como o Rodrigo César e o Thiago Keller (Desportiva), que são meus amigos de infância e com quem joguei na base do Internacional. Eles sempre me passam informações sobre o Capixabão.


VASCAÍNO?
Não gosto de falar sobre o meu clube de coração. Se hoje falo que sou vascaíno, e vou para outro clube e falo que torço por este outro time, eu vou ser anti-ético.


INTERNACIONAL, VASCO OU EUROPA?
Não penso no futebol europeu neste momento. Vejo como algo para o futuro.
Estou muito feliz no Vasco e pretendo continuar no clube. No entanto, tenho um contrato a zelar com o Inter até julho de 2011. Se no final do ano (o contrato de empréstimo de Ramon se encerra em dezembro) eles me quiserem de volta, eu terei de voltar a Porto Alegre. Até porque o Inter não fixou um preço quando me emprestou ao Vasco e, por enquanto, não existe a opção de compra. Mas a minha vontade é permancer no Vasco.


ALEXANDRE PATO
Na base do Internacional, nós sempre conversávamos sobre os nossos sonhos de adolescentes. Sempre saíamos juntos, eu, o Pato e o Sidny (zagueiro do Benfica). Ele vem ao Rio agora para se casar e vou encontrá-lo. Fico muito feliz em ver um companheiro estar, onde ele está. Me inspiro no Pato como profissional e pessoa, pois sei o cara que ele é. Espero seguir os passos dele e chegar ao topo, onde ele já está.


SELEÇÃO BRASILEIRA
Acho que para a Copa da África do Sul o grupo já está fechado. Mas tenho o sonho de defender a seleção e trabalho focando nesse objetivo. Todo dia quando acordo penso: "Hoje vou treinar poque quaro chegar à seleção". Mas neste momento ainda me sinto um pouco verde. Preciso de muita quilometragem ainda. Daqui a uns dois anos tenho certeza que estarei preparado.

Ouça a entrevista completa com Ramon no programa Giro Esportivo, que vai ao ar na Rádio CBN/Vitória (Rádio ao vivo), neste sábado, a partir das 11h30.

FONTE: gazetaonline.globo.com





Um comentário:

  1. Esse ramon é fera!! Só falta marcar um gol e tenho certeza que isso esta por vir!!!

    abraço! valeu pela moral lá no blog!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar