[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Vasco da Gama, o clube com a mais rica história do futebol Brasileiro

18 de outubro de 2011

Vasco da Gama, o clube com a mais rica história do futebol Brasileiro

A História do CR Vasco da Gama é sem dúvida a mais rica do futebol Brasileiro


- O Vasco foi o primeiro clube carioca/brasileiro a jogar e vencer um campeonato com jogadores negros e pobres, sagrando-se campeão carioca em sua estréia em 1923 (inclusive, o único a conseguir tal feito dentre todos os outros). É bom que se recorde que o Vasco é oriundo do Remo (Modalidade esportiva em que é o maior vencedor do Brasil em todos os tempos) e que só estreou na primeira divisão do futebol em 1923.


Capa do livro editado em 1975, escrito por José da Silva Rocha que narra a história do Clube de Regatas Vasco da Gama desde a sua inauguração em 1898 até 1923, seus 25 primeiros anos de existência.


- Em razão das perseguições organizadas por Fla, Flu e América dentro da federação carioca(clubes de origem racista, um deles até passava pó de arroz no rosto de seus jogadores) o Vasco fez então seu estádio com recursos doados de seus torcedores, em tempo recorde, e em 1927 inaugurou o mais moderno e maior Estádio da América Latina na época. Foi o segundo estádio do mundo (o único particular), onde houve o milésimo gol de um jogador e teve como seu jogo mais importante aos vascaínos, a final da Libertadores de 1998.

- O estádio da Gávea foi inaugurado em 4 de setembro de 1938 com uma partida entre Vasco e Flamengo, pela primeira rodada do campeonato carioca daquele ano. Segundo o jornal A Noite, "as solenidades que precederam o encontro Vasco x Flamengo assumiram aspectos de grande expressão cívico-esportiva. Era intensa a atividade dos fotógrafos no seu trabalho estafante e os olhares da multidão convergiam para o gramado onde os atletas do Flamengo desfilavam com muito garbo". Porém, quando a bola rolou, o Vasco encarregou-se de acabar com o garbo deles e estragar a festa, vencendo inapelavelmente por 2x0. Ambos os tentos foram marcados por Niginho, um em cada tempo. Mais uma espinha de bacalhau atravessada na garganta do urubu...

-Como é extremamente improvável que o "estádio" da Gávea, um dos mais acanhados e piores estádios pertencentes a um clube grande, se não o pior, venha a ser novamente palco de mais confrontos entre Vasco e Flamengo, essa espinha de bacalhau tembém ficará eternamente atravessada na garganta do urubu. Ou pelo menos até que eles consigam reverter (no dia de São Nunca) a vantagem que o Vasco possui nos jogos realizados em São Januário, onde até o momento, em 26 partidas, o Vasco venceu 13, empatou 7 e perdeu 6.

-Gandula (nome completo: Bernardo Gandulla) foi um jogador argentino que atuou no Vasco em 1939. Era característica do Gandula ir buscar a bola que havia saído de campo e entregá-la ao jogador encarregado de repô-la em jogo - mesmo que este fosse do time adversário. Quando passaram a ser empregados garotos com a função de devolver as bolas para o campo durante as partidas, o público os apelidou com o nome do ex-craque vascaíno.

Pôster da Revista. Em pé: José Rodrigues, Amilcar Giffoni, Newton Cardoso, Gentil Cardoso, Barbosa, Augusto, Haroldo, Bellini, Cyro Aranha, Ernâni, Jorge, Danilo, Sarno, Ely, João da Silva e Aurelino Rodrigues. Sentados estão Pelegrini, Mário Américo, Sabará, Ademir, Vavá, Alfredo, Izabelino, Ipojucan, Maneca, Jansen, Edmur e Chico.

-Clube que detém a maior torcida oraganizada do futebol carioca. A Força/+/Jovem do Vasco, conforme dados e monitoramentos realizados pelo GEPE(Polícia Militar). Torcida inclusive que inovou adotando como mascote o Eddie(da banda Iron Maiden), bem como criou a subdivisão dos bairros em Famílias(depois vieram as cópias: pelotão, esquadrão, núcleo, região, fanfarrão...), que inovou no Brasil, criando no Brasil a 1º união de torcidas organizadas(no caso a Força/+/Jovem com a Mancha Verde do Palmeiras), Que inovou ao escrever suas faixas com letras góticas e que muito inveja e inspira outras torcidas Brasil afora. - O Vasco é o detentor do maior patrimonio dentre todos os clubes cariocas e o único a possuir Sede própria e não cessão de uso por parte de entes do Estado.

- O Bellini, que tem uma estátua num dos portões do Maracanã é ex-jogador campeão e capitão do Vasco!

Poderíamos nos estender colocando a história da expressão "gol olímpíco" que surgiu em um gol do Vasco contra a seleção uruguaia (campeã olímpica da época), que foi da forma que conhecemos como gol olímpico e que foi assim batizado pelos jornais da época e que pegou no linguajar do torcedor de todo o país;

- Primeira equipe carioca a ser convidada para uma excursão ao exterior (Portugal e Espanha) - 1931: 12 jogos: 08v 01e 03d.

- Primeira equipe brasileira a ganhar um título oficial no exterior (Santiago, Chile): Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões - 1948 (Ano do seu Cinqünetenário).

- Primeiro Campeão do Maracanã - Estadual de 1950.

- Primeira equipe a vencer a Taça Guanabara - 1965.

- Primeira equipe carioca a ser Campeã Brasileira - 1974.

- Única equipe brasileira a vencer a Libertadores no seu ano de seu Centenário (1998), além de jogar com o scudetto do título brasileiro (do ano anterior, 1997) na manga.

- Primeira equipe brasileira a vencer o preconceito e aceitar pobres, operários e negros no time.

- Primeira equipe brasileira a ter um presidente negro.

- Clube com o maior estádio particular do Rio de Janeiro (durante os anos de 1927 a 1942, foi o maior estádio do Brasil): Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário. Capacidade oficial, hoje, de 35.000 pessoas(com Estatuto do torcedor reduziram ainda mais, agora é de 26 mil torcedores, porém o clube neste ano, execepcionalmente em razão de obras só está colocando 18 mil ingressos a venda por jogo).

- Até a construção do Maracanã, o estádio do Vasco foi palco de inúmeras manifestações populares, como: Discursos presidenciais, principalmente Getúlio Vargas; Assinatura da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Regência de coros, com milhares de pessoas, do maestro Heitor Villa-Lobos, entre outras.
No ano de 2001, o Vasco bateu o recorde de vitórias consecutivas (08) e de melhor início da Libertadores.

- Time com o maior artilheiro de todos os Campeonatos Brasileiros: Roberto Dinamite, com 190 gols.

- Time com maior número de artilheiros no Campeonato Brasileiro - 7x

- O Vasco possui o artilheiro mais jovem do Campeonato Brasileiro: 1974 - Roberto Dinamite (20 anos) - 16 gols.

- Único clube brasileiro com DOIS artilheiros de COPA do MUNDO: 1950 - Ademir Menezes - 09 gols 1962 - Vavá - 04 gols.

- O Vasco é o clube brasileiro cujos jogadores marcaram o maior número de gols com a camisa da seleção brasileira em Copas do Mundo. Ao todo, foram assinalados 29 dos 173 gols feitos pela Seleção.

- O Vasco já forneceu 34 jogadores para as seleções brasileiras que disputaram as 18 Copas do Mundo. Sendo somente superado neste total por Botafogo (46) e São Paulo (35).

- Único clube a fazer uma "dobradinha" na artilharia do Campeonato Brasileiro: 1984 - Roberto Dinamite - 16 gols 1984 - Arthurzinho - 14 gols.

- Único clube a fazer uma "tripla" na artilharia do Campeonato Estadual: 1987 - Romário - 16 gols  - Roberto Dinamite - 15 gols - Tita - 12 gols.

- Única equipe brasileira a vencer o Campeonato Brasileiro e um título internacional oficial (Copa Mercosul), no mesmo ano (2000).

- Equipe com o maior número de títulos estaduais invictos - 05: 1924, 1945, 1947, 1949 e 1992.

Curiosidades sobre o esporte amador:

- Clube que mais cedeu atletas a uma Olimpíada: 2000 em Sydney - 83

- Único clube carioca a ser Bi-Campeão da Liga Nacional de Futsal (1984/2000), batendo todos os recordes da Liga(2000)

- Clube carioca com maior número de títulos nacionais no Basquete - 03:

-- 02 no masculino -00/01

-- 01 no feminino -01

-- Clube carioca com  maior número de títulos internacionais no Basquete:

-- 02 Campeonatos Sul-americanos - 1998/99

-- 02 Ligas Sul-americanas (único clube brasileiro a ter este título) - 99/00

-- 01 Liga Sul-Americana Feminina (primeira!)

-- Único clube sul-americano que disputou a final do Mc Donald's Open (Campeonato Mundial de Clubes), contra o campeão da NBA (San Antonio Spurs - 1999).

Há torcedores rivais desinformados que insistem num papo de vice quando se refere ao Vasco. Uma coisa criada pela flapress.Senão vejamos:

-O urubu é o maior vice-campeão de campeonatos estaduais =31x

-O urubu é o maior vice-campeão de Copas do Brasil =3x

- A libertadores do urubu não contou com participação de clubes argentinos e mexicanos e teve sua semi-final decidida no tapetão, após um jogo denominado no próprio youtube como "roubalheira" realizada pelo hoje "global" J.R. Wright

-O tal Brasileiro de 87(que acertadamente a CBF reconhece como o Sport Campeão) é mais uma das invenções da Flapress. Como que o outro módulo era a segunda divisão se o Guarani(que era do módulo do Sport) era o vice-campeão brasileiro de 86, tendo perdido nos penaltis para o SPFC?

-O engraçado é que neste últimos tais 20 anos o Vasco venceu inúmeras taças GB e taças Rio do Fla, os eliminou das semifinais do brasileiro de 97 e é bom lembrar que no início da década de 90 não havia finais e sim quadrangulares nas finais de estadual. Seria bom lembrar também, que nestes últimos 20 anos o Vasco venceu um número bem maior de campeonatos relevantes do que o urubu, e que o maior time do urubu(década de 80) foi o que mais vezes foi vice campeão estadual em uma década no futebol carioca

-E com relação a esse tal  de "jovemfla", até o youtube tem uma pequena amostra do que as torcidas do Vasco fizeram e fazem com essa torcida. Já o contrário... Parece que não há? Então, tira-se apenas como parâmetro, e você pode aproveitar para pesquisar.


Trem Bala da Colina. Vasco da Gama
Já tive expresso da vitória, agora vamos pra ciima aquii não tem essa de bonde é o TREM BALA DA COLINA, é o trem bala bala bala bala da colina!
Puxa o Trem Vamos para Cima!
è o trem Bala da Colina

Saiba mais:
História do Club de Regatas Vasco da Gama

As várias facetas que o club de futebol Vasco da Gama

Um comentário:

  1. A HISTÓRIA MAIS RIKA DO FUTEBOL MUNDIAL!!! SEM PREKONCEITOS, SEM RECISMOS E KOM MUITO ORGULHO.... VASCÃO DA GAMA A TUA FAMA ASIM SE FEZ!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar