[googlee078d043171a94a9.html] Sou Mais Vasco: Aliança entre vascaínos e palmeirenses preocupa polícia de SP

3 de dezembro de 2011

Aliança entre vascaínos e palmeirenses preocupa polícia de SP


Vasco e Palmeiras terão o mesmo objetivo em campo amanhã: tirar o título nacional das mãos do Corinthians.

Os palmeirenses, por pura rivalidade. Os vascaínos, porque, se ganharem no Rio e o Corinthians perder no Pacaembu, serão campeões.

Não será a primeira missão em comum entre as duas torcidas. A amizade entre as principais organizadas de Vasco e Palmeiras -Força Jovem e Mancha Alviverde- é um dos mais longevos casos de aliança do tipo entre facções de Estados diferentes.

Mas, por conta disso, vascaínos e corintianos criaram, por outro lado, uma rivalidade sangrenta, que já resultou até em morte há dois anos.

Antes de um jogo entre os dois times em São Paulo, grupos das duas torcidas se encontraram, e um corintiano foi morto. Neste ano, no segundo turno do Brasileiro, as equipes se enfrentaram no Rio e houve nova confusão.

A Gaviões da Fiel, maior organizada corintiana, afirmou que seus ônibus foram atingidos por pedras e tiros vindos de vascaínos no caminho para entrar em São Januário.

Por conta da rivalidade, a polícia proibiu torcedores do Vasco uniformizados amanhã no Pacaembu. Durante a semana, um deles foi visto na fila da venda de ingressos destinados a palmeirenses.

A rivalidade criou pelo menos uma situação curiosa, e preocupante: a Gaviões proibiu que mulheres e crianças viajem em seus comboios para jogos em São Januário.

O objetivo é preservá-las da violência e ter força máxima em eventuais confrontos.

A delegada Margarette Barreto, do Decradi, órgão especializado em crimes de intolerância, lembra de quando fez o flagrante do assassinato do torcedor corintiano na briga das torcidas em 2009.

"Nós monitoramos as alianças e já sabíamos dessa rivalidade entre Vasco e Corinthians. Mas não pudemos evitar que se encontrassem."

A geopolítica das torcidas organizadas é um fenômeno que preocupa o Ministério Público de São Paulo. "É curioso que também estejam tendo brigas entre facções de uma mesma torcida", diz o promotor Thales de Oliveira.

Apesar de estudar as alianças e conhecer a ação dos torcedores, as autoridades não conseguem controlar totalmente as brigas de torcidas.

A grande dificuldade é o alargamento das áreas de confronto, não restritas mais ao entorno dos estádios.

"A violência não acontece só em dia de jogo", diz a delegada Margarette. "Tem dia sem jogo em que eles conseguem brigar, arrumam um lugar na cidade e combinam."

"A polícia não tem como acompanhar todas as torcidas em todos os pontos", concorda o promotor Oliveira.

A organizada do Palmeiras diz que a aliança com os vascaínos não mudará sua ação amanhã no Pacaembu. "Cada um torce para o seu time", diz André Guerra, da Mancha.

"Amizade surgiu na década de 1980. Quando vamos ao Rio, nos recebem bem", afirma o torcedor. "Mas cada um torce por seu time. Vamos tirar barato do Corinthians."

A Gaviões não quis se pronunciar sobre o assunto. A Força Jovem não atendeu às ligações da reportagem.

Fonte: Folha de São Paulo



Vascaínos comparecem em peso ao último treino do ano

A chance de conquistar o título do Campeonato Brasileiro parece estar tirando o sono dos torcedores vascaínos. Na manhã deste sábado, os cruz-maltinos acordaram cedo e foram para São Januário apoiar a equipe, que fez o último treino antes do clássico deste domingo, contra o Flamengo. Aproximadamente 1000 pessoas estiveram no estádio e cantaram músicas de incentivo ao time e aos jogadores, com direito à bandeiras e bateria.

Por outro lado, eles não esqueceram que o título depende de uma vitória do Palmeiras sobre o Corinthians e fizeram questão de, em alguns momentos, exaltar o Verdão. Muitos, inclusive, estavam vestidos com a camisa da equipe do Parque Antártica.

O Vasco enfrenta o Flamengo neste domingo, no Engenhão, às 17h, e precisa, além da vitória, torcer para uma derrota do Cortinhians, que encara o Palmeiras. Para esta partida, o técnico Cristovão Borges não poderá contar com Juninho, o volante Allan e o atacante Leandro, suspensos. Eder Luis, com recém-operado devido a uma fratura no pé esquerdo, só retorna em 2012.
Fonte: Lancenet





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar